Recepção dos estudantes seguiu pela noite no Campus Central da Uern

Nem a chuva que insistiu em cair boa parte da noite foi suficiente para diminuir a animação do segundo momento do Seminário de Ambientação Acadêmico (Samba) realizado hoje, 06, no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Dinâmicas, sorteios, exposição de ações, projetos, programas, serviços e a estrutura universitária foram apresentados aos novatos e veteranos nesse primeiro dia de aulas do Semestre 2022.1. Em clima junino, o evento foi comandado pelo som do trio pé-de-serra Forró Sem Nó.

Ao recepcionar os discentes, a reitora Cicília Maia falou da alegria de estar de volta com as aulas presenciais, da importância da manutenção dos cuidados sanitários, uma vez que a pandemia não acabou, e dos sentimentos nesse momento especial.

“Sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas, é um prazer receber vocês na nossa amada Universidade. Nós que ganhamos por vocês terem feito essa escolha de vir estudar na Uern, uma instituição feita de amor, de entusiasmo e de muito trabalho de muitas pessoas que passaram, que estão e que ainda estarão aqui, porque o que temos de mais valioso são as pessoas. Nós temos sempre orgulho de dizer isso”, ressaltou.

O vice-reitor Chico Dantas falou do entusiasmo de receber os estudantes para mais uma etapa de estudos.

“A chegada de vocês representa a renovação da nossa missão institucional, da nossa formação educacional. Aproveitem ao máximo o conhecimento construído nas salas de aula, nos corredores, nos espaços de convivência, nos laboratórios, nas bibliotecas”, aconselhou.

Neste mesmo sentido, Clezia Barreto, representando a comissão organizadora do evento, desejou as boas-vindas. “Aproveitem essa universidade em todos os sentidos, do aprendizado em sala, dos momentos no corredor, cada momento é importante”, disse.

A coordenadora-geral do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) da Uern, a estudante, Terumi Tatsukawa, reforçou a importância do engajamento na luta estudantil e do envolvimento com o ambiente universitário.

“Sabemos o quão é significativo e poderoso estarmos entrando numa universidade. Vamos continuar na luta e na defesa de uma educação e de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, finalizou.

Calendário

O Samba será realizado também no Campus de Pau dos Ferros nesta terça-feira, 07, às 08h e às 19h30. Na quarta-feira, 08, será a vez do Campus de Caicó às 8h30 e do Campus de Assú, às 19h30. O Campus de Patu sedia o evento na quinta-feira, 09, a partir das 19h30. O encerramento será no Campus de Natal, na sexta-feira, 10, às 8h e às 19h30.

A coordenação do evento é da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a cada semestre uma comissão é formada por representantes das demais pró-reitorias e diretorias acadêmicas e administrativas da Uern.