...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

REALIZADA I JORNADA DE GESTÃO DE ENSINO DA UERN

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) realizou, nos dias 11 e 12 de maio de 2010, a I Jornada de Gestão do Ensino de Graduação da UERN. As jornadas a serem promovidas, semestralmente, pela PROEG, constituem-se em espaços de estudos, discussões, orientações, proposições e deliberações no âmbito da gestão administrativo-acadêmica.
De acordo com os professores João Batista Xavier e Anadja Marilda Gomes Braz, respectivamente, pró-reitor e pró-reitora-adjunta de Ensino de Graduação, entre os objetivos propostos destacam-se: refletir sobre as atuais políticas públicas para a Educação Superior e Básica, articuladas com o contexto da UERN; estabelecer novas políticas internas de gestão, resguardando as especificidades dos campi, núcleos e cursos de graduação; revisar as competências dos gestores no âmbito do ensino de graduação; propiciar o intercâmbio de experiências administrativo-acadêmicas; assessorar as unidades universitárias no desenvolvimento de suas atividades administrativo-acadêmicas e refletir sobre a identidade formativa de cada campus/curso/núcleo da UERN.
A I Jornada de Gestão do Ensino de Graduação da UERN apresentou como tema “A Proposta de Gestão da PROEG”, com o propósito de socializar o Plano de Gestão 2010-2013, discutir e deliberar estratégias de gestão para favorecer o alcance das ações estabelecidas.
A abertura, no dia 11/5, pela manhã, contou com a participação de várias autoridades universitárias, dentre elas, a professora-doutora Virgínia Maria Dantas de Araújo, pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRN, que proferiu a palestra “Desafios do Ensino Superior no Contexto Atual: A Experiência da UFRN”. No turno vespertino, os professores João Batista Xavier e Anadja Marilda Gomes Braz apresentaram o Plano de Gestão da PROEG-UERN.
Na manhã do dia 12/5, aconteceram as discussões nos seguintes Grupos de Trabalhos: GT1 – Melhoria da Qualidade de Ensino; GT2 – Melhoria dos Processos de Gestão Administrativo-Acadêmica; GT3 – Revisão e Consolidação da Política de Acesso e Permanência de alunos em Cursos de Graduação; GT4 – Regulação dos Cursos de Graduação; e GT5 – Revisão e Consolidação da Política de Interiorização da UERN.
A partir das discussões dos GT´s, na tarde do segundo dia, foram socializadas e deliberadas estratégias de gestão para o ensino de graduação e apresentadas sugestões para a realização da II Jornada, com realização prevista para os dias 9 e 10 de setembro de 2010.
A I Jornada teve ampla adesão dos gestores de ensino de graduação da UERN e contou com a participação de 130 inscritos: diretores e vice-diretores de faculdades, diretores e vice-diretores de campi, chefes e subchefes de departamentos acadêmicos, coordenadores de cursos, coordenadores pedagógicos de núcleos, orientadores acadêmicos, secretários de faculdades, coordenadores de estágio supervisionado, coordenadores de programas formativos e representantes discentes.
O pró-reitor de Ensino de Graduação da UERN, professor João Batista Xavier, e a pró-reitora-adjunta, professora Anadja Marilda Gomes Braz, avaliaram os resultados do evento de modo significativo, enquanto mecanismo político impulsionador para um exercício de gestão democrática, participativa e propositiva no âmbito do ensino de graduação na UERN.
As expectativas para a realização da II Jornada centram-se na possibilidade de contar com um maior número de participantes da comunidade acadêmica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support