Qualidade do ensino avança na Uern

A história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nos seus quase 53 anos de existência é marcada por desafios e superações. Nos últimos 8 anos especialmente, a Instituição cresceu, amadureceu e se mostrou sempre pronta a enfrentar o novo, assim como vem sendo no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Resistência, uma das suas características mais fortes, entra em cena mais uma vez para diminuir as dificuldades do ensino remoto.

Os corredores, auditórios, bibliotecas, centros de convivência e salas de aula deram lugar, desde março de 2020, às redes sociais para transmissão de eventos e às salas virtuais para reuniões e próprias aulas rotineiras da graduação e da pós-graduação.

Para a reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, o ensino na Uern vem avançando devido aos docentes cada vez mais qualificados – com competências técnicas e científicas que também ampliam a pesquisa e a extensão -, à regulamentação de todos os cursos e à regularização e atualização dos projetos pedagógicos dos cursos.

“Nesse contexto da pandemia, o maior desafio foi realmente preparar a nossa comunidade pra viver o ensino remoto que não fazia parte da nossa formação do nosso dia a dia. Nós tivemos o cuidado de, depois de muita discussão, no diálogo de retomada remota das atividades acadêmicas, zelar pela capacitação dos nossos docentes, técnicos e discentes nessa perspectiva de torná-los cada vez mais apropriados acerca das ferramentas e das estratégias metodológicas para potencializar e qualificar ainda mais o ensino nesse formato remoto”, destacou Fátima Raquel.

Sua gestão como vice-reitora, iniciada em 2017, se encerra no dia 28 de setembro, assim como a do reitor licenciado Pedro Fernandes Ribeiro Neto. O docente, por sua vez, assumiu a reitoria em 2013 e teve como vice-reitor o professor Aldo Gondim Fernandes até 2017.

Assumirá, na Assembleia Universitária, evento que comemora os 53 anos da Uern, a professora Dra. Cicilia Raquel Maia Leite como nova reitora e o professor Dr. Francisco Dantas de Medeiros Neto como novo vice-reitor.

A Universidade conta atualmente com 56 ofertas de cursos presenciais e 05 cursos de graduação em EaD. Na pós-graduação, são 22 cursos de mestrados e 04 de doutorados. Todos os cursos de graduação são reconhecidos e os programas de pós-graduação consolidados.

Em 2014, eram 17 cursos de pós-graduação (3 especializações, 13 mestrados e 1 doutorado) e hoje são 33 (7 especializações, 22 mestrados e 4 doutorados).

A ampliação de vagas e a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, em sintonia com as demandas do Estado, é missão permanente da Instituição. Com essa premissa, a Uern tem priorizado uma política de formação continuada do seu quadro docente, atingindo, em 2021, o total de 303 mestres e 416 doutores, quase 100% do seu quadro docente.

Entre os indicadores, destaca-se ainda o número de professores com dedicação exclusiva que perfazem, em 2021, mais de 77% dos docentes efetivos.

Política estudantil consolidada e em expansão na Uern

Não basta apenas democratizar o acesso com as cotas (sociais, para pessoa com deficiência e as étnicoraciais), também é preciso assegurar a permanência dos seus milhares de alunos e alunas na universidade. Ao criar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em 2018, a Uern legitimou seu compromisso de apoio à classe estudantil com políticas e ações sociais, como bolsas, auxílios, alimentação e assistência psicopedagógica.

A partir de 2013, a Universidade estabeleceu uma série de iniciativas inéditas de fortalecimento dessa linha de atuação tais como o Programa de Apoio ao Estudante (PAE), Programa de Concessão de Auxílio-Alimentação, Programa de Moradia Universitária, Programa de Apoio ao Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório, Programa Auxílio Fotocópia, Programa Auxílio-Creche, Programa de Fomento às Ações de Permanência da Uern (ProUern), acesso à partilha dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e o mais recente Auxílio Inclusão Digital, ofertando recursos financeiros para os discentes adquirirem serviços de internet ou equipamentos eletrônicos e manterem suas atividades acadêmicas.

O titular da Prae, técnico administrativo Erison Natécio, salienta que nos últimos anos a Uern, por intermédio da Pró-Reitoria, vem empreendendo esforços para garantir todo o suporte necessário aos estudantes, sobretudo para aqueles que são de baixa renda.

“A Universidade ampliou expressivamente o investimento em assistência estudantil, com criação de novos programas e a ampliação dos já existentes”, comentou.

Tratando de números, as unidades de moradia universitária saíram de quatro em 2014 para 13 em 2020. Os contemplados naquele ano eram 73 alunos e alunas e, no ano passado, chegaram a 182. Os estágios vigentes externos chegaram a 533 ano passado e os internos, 60.

Em 2019 foram quase 200 auxílios concedidos para participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais. O Auxílio Inclusão Digital abriu 1.500 vagas com bolsas no valor de R$ 1.000,00, possibilitando aos estudantes acesso às ferramentas de inclusão digital.

Com o protagonismo que lhe é peculiar, a Universidade manteve seus serviços, potencializou sua inserção social e se fez presente em diversas ações de combate a uma das maiores crises sanitárias da história.