...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qualidade do ensino avança na Uern

A história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nos seus quase 53 anos de existência é marcada por desafios e superações. Nos últimos 8 anos especialmente, a Instituição cresceu, amadureceu e se mostrou sempre pronta a enfrentar o novo, assim como vem sendo no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Resistência, uma das suas características mais fortes, entra em cena mais uma vez para diminuir as dificuldades do ensino remoto.

Os corredores, auditórios, bibliotecas, centros de convivência e salas de aula deram lugar, desde março de 2020, às redes sociais para transmissão de eventos e às salas virtuais para reuniões e próprias aulas rotineiras da graduação e da pós-graduação.

Para a reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, o ensino na Uern vem avançando devido aos docentes cada vez mais qualificados – com competências técnicas e científicas que também ampliam a pesquisa e a extensão -, à regulamentação de todos os cursos e à regularização e atualização dos projetos pedagógicos dos cursos.

“Nesse contexto da pandemia, o maior desafio foi realmente preparar a nossa comunidade pra viver o ensino remoto que não fazia parte da nossa formação do nosso dia a dia. Nós tivemos o cuidado de, depois de muita discussão, no diálogo de retomada remota das atividades acadêmicas, zelar pela capacitação dos nossos docentes, técnicos e discentes nessa perspectiva de torná-los cada vez mais apropriados acerca das ferramentas e das estratégias metodológicas para potencializar e qualificar ainda mais o ensino nesse formato remoto”, destacou Fátima Raquel.

Sua gestão como vice-reitora, iniciada em 2017, se encerra no dia 28 de setembro, assim como a do reitor licenciado Pedro Fernandes Ribeiro Neto. O docente, por sua vez, assumiu a reitoria em 2013 e teve como vice-reitor o professor Aldo Gondim Fernandes até 2017.

Assumirá, na Assembleia Universitária, evento que comemora os 53 anos da Uern, a professora Dra. Cicilia Raquel Maia Leite como nova reitora e o professor Dr. Francisco Dantas de Medeiros Neto como novo vice-reitor.

A Universidade conta atualmente com 56 ofertas de cursos presenciais e 05 cursos de graduação em EaD. Na pós-graduação, são 22 cursos de mestrados e 04 de doutorados. Todos os cursos de graduação são reconhecidos e os programas de pós-graduação consolidados.

Em 2014, eram 17 cursos de pós-graduação (3 especializações, 13 mestrados e 1 doutorado) e hoje são 33 (7 especializações, 22 mestrados e 4 doutorados).

A ampliação de vagas e a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, em sintonia com as demandas do Estado, é missão permanente da Instituição. Com essa premissa, a Uern tem priorizado uma política de formação continuada do seu quadro docente, atingindo, em 2021, o total de 303 mestres e 416 doutores, quase 100% do seu quadro docente.

Entre os indicadores, destaca-se ainda o número de professores com dedicação exclusiva que perfazem, em 2021, mais de 77% dos docentes efetivos.

Política estudantil consolidada e em expansão na Uern

Não basta apenas democratizar o acesso com as cotas (sociais, para pessoa com deficiência e as étnicoraciais), também é preciso assegurar a permanência dos seus milhares de alunos e alunas na universidade. Ao criar a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em 2018, a Uern legitimou seu compromisso de apoio à classe estudantil com políticas e ações sociais, como bolsas, auxílios, alimentação e assistência psicopedagógica.

A partir de 2013, a Universidade estabeleceu uma série de iniciativas inéditas de fortalecimento dessa linha de atuação tais como o Programa de Apoio ao Estudante (PAE), Programa de Concessão de Auxílio-Alimentação, Programa de Moradia Universitária, Programa de Apoio ao Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório, Programa Auxílio Fotocópia, Programa Auxílio-Creche, Programa de Fomento às Ações de Permanência da Uern (ProUern), acesso à partilha dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e o mais recente Auxílio Inclusão Digital, ofertando recursos financeiros para os discentes adquirirem serviços de internet ou equipamentos eletrônicos e manterem suas atividades acadêmicas.

O titular da Prae, técnico administrativo Erison Natécio, salienta que nos últimos anos a Uern, por intermédio da Pró-Reitoria, vem empreendendo esforços para garantir todo o suporte necessário aos estudantes, sobretudo para aqueles que são de baixa renda.

“A Universidade ampliou expressivamente o investimento em assistência estudantil, com criação de novos programas e a ampliação dos já existentes”, comentou.

Tratando de números, as unidades de moradia universitária saíram de quatro em 2014 para 13 em 2020. Os contemplados naquele ano eram 73 alunos e alunas e, no ano passado, chegaram a 182. Os estágios vigentes externos chegaram a 533 ano passado e os internos, 60.

Em 2019 foram quase 200 auxílios concedidos para participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais. O Auxílio Inclusão Digital abriu 1.500 vagas com bolsas no valor de R$ 1.000,00, possibilitando aos estudantes acesso às ferramentas de inclusão digital.

Com o protagonismo que lhe é peculiar, a Universidade manteve seus serviços, potencializou sua inserção social e se fez presente em diversas ações de combate a uma das maiores crises sanitárias da história.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support