...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PRORHAE realiza evento em homenagem às mulheres

Na manhã desta terça-feira, 17 de março, foi realizado o evento “UERN por Elas”, organizado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE).

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto parabenizou as mulheres que colaboram com a UERN e passou uma mensagem de otimismo. “Não vamos nos preocupar com os nossos problemas. Todo mundo tem problemas demais desde que você só veja problemas. A cobrança das mulheres estarem fora de casa é grande”, destacou.

Na oportunidade, o reitor explicou às servidoras como funcionará a mudança do sistema para a terceirização. Ele se comprometeu em pedir a empresa contratada para que dê prioridade aos servidores que já estão na UERN sob regime de contrato temporário. “Apesar de não ter a facilidade de vir ao Campus, sempre temos a facilidade para o diálogo”, acrescentou.

A servidora homenageada foi Hulda Nunes, que trabalha há 40 anos na UERN. Formada em Musicoterapia, ela atua no Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire. Após fazer uma apresentação de acordeon, ela fez um discurso em que destacou sua história de vida e de gratidão pela UERN. “Essa instituição é mais do que uma mãe para mim. Ela me deu casa, comida, conforto e estou aqui há 40 anos. Foi aqui que eu consegui me firmar e me sentir feliz”, relatou. Ela também citou o trabalho voluntário de musicoterapia na recuperação de dependentes químicos. “Já gravamos um CD que é uma maravilha. Graças a Deus, oito já se recuperaram”, contou.

A assistente social da PRORHAE, Leila Barbalho, apresentou os dados da presença feminina na UERN. Dos 1.456 servidores docentes e técnicos administrativos efetivos, 687 são mulheres. Isso representa 47% das vagas. “Somos quase a metade. Não queremos comparar gêneros, mas apenas mostrar a nossa participação”, explicou.

Dos 685 técnicos administrativos, 350 são mulheres, isso representa 52% das vagas. A maioria são de nível superior. Entre os 771 professores, 337 são mulheres. Isso representa 44% do corpo docente da Universidade. A maioria está nas áreas de humanas e biomédica.

Após fazer um relato sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, a Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos e Assuntos Estantis, Kelania Mesquita, lembrou que as mulheres são maioria na UERN. “Gostaria de agradecer a presença de todos aqui. As mulheres, contando com os temporários, já são maioria aqui na UERN”, acrescentou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support