...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Propostas de calendário remoto na UERN continuam em apreciação no Consepe

Continuam em apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consepe/UERN) as propostas para o retorno das atividades acadêmicas através do ensino remoto, ou seja, utilizando as plataformas digitais.

Nesta quinta-feira (6), o Consepe se reuniu para apreciar dois importantes processos para a Instituição neste momento de pandemia. O primeiro diz respeito à oferta de componentes curriculares por meio de ensino remoto, ofertado através de um calendário suplementar. O voto do relator, Prof. Henderson Santos, foi pelo indeferimento, considerando uma série de questões legais apresentadas pela Assessoria Jurídica da UERN, em seu parecer. A maioria dos conselheiros seguiu o voto do relator.

O segundo processo diz respeito não mais a um calendário suplementar, mas ao calendário regular referente ao semestre letivo 2020.1 também através do ensino remoto. O calendário foi suspenso em 31 de março devido à pandemia do Novo Coronavírus.

O Conselheiro Arthur Ebert, um dos representantes dos estudantes no Conselho, falou sobre o posicionamento “A gente finalmente está discutindo essa pauta tão polêmica. Eu sou do DCE, e todos vocês sabem o quanto a gente promoveu assembleias, lançamos nota e sempre nos posicionamos contra essa volta remota do semestre, mas fazendo a análise da conjuntura mundial, hoje nós vimos que não tem como esperarmos por mais tempo. Grande parte do corpo discente está esperando a volta às aulas, e passamos a trabalhar com a redução de danos”, afirmou.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) elaborou duas propostas de calendário para o semestre remoto, uma com início no dia 17 de agosto e a outra, em 24 do mesmo mês. Em seu voto, a relatora Profª. Ana Dantas apresenta uma terceira proposta, com início também no dia 24, porém dividindo o semestre letivo 2020,1 em módulos, além de outras modificações no texto da minuta original.

A votação da proposta porém, ficou para a próxima semana. O Conselheiro Prof. Gutemberg Dias pediu vistas e se comprometeu a entregar seu voto em até 24 horas, dando celeridade ao processo, que agora segue regime de urgência.

A reunião foi presidida pela vice-reitora Fátima Raquel Morais parabenizou a professora Ana Dantas pelo zelo na elaboração da proposta e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, que tem realizado um trabalho exaustivo ao longo desse período de pandemia. Ela também falou sobre os danos que atingem a comunidade acadêmica.

“Em um contexto desse de pandemia, danos já existem. Muitos de nós sentem a dor desses estudantes que estão angustiados, querendo retomar para poder concluir sua monografia ou para não perder mais tempo da sua formação. Também recebemos mensagens de estudantes angustiados com a dificuldade de viver o ensino remoto, pela dificuldade por este novo formato de ensino-aprendizagem”.

A próxima reunião do Consepe está agendada para a quarta-feira (12).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support