Proporção de professores da UERN com doutorado mais que triplicou nos últimos 10 anos

Longe de limitar-se à transmissão de conteúdo na sala de aula, o ato de ensinar está também ligado diretamente à capacitação, à pesquisa e ao constante aprendizado, sendo a qualificação através de programas de pós-graduação um dos reflexos dessa busca por conhecimento.

No caso da UERN, essa dedicação ao aprimoramento profissional se evidencia no crescimento da proporção de professores doutores que atuam na Instituição, que triplicou nos últimos dez anos.

Em 2009, os professores com doutorado representavam 14,4% do corpo docente da UERN, o que correspondia a 105 profissionais. Já em 2019, o percentual saltou para 48,4%, representando os 389 doutores distribuídos entre os seis campi da Universidade.

“Esse aumento é reflexo de uma política robusta de incentivo à capacitação do nosso corpo docente, tanto no sentido de liberar nossos professores pra que eles se capacitem em outras instituições, como nas políticas estratégicas a curto prazo, que são os mestrados e doutorados interinstitucionais (Minters e Dinters)”, aponta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes.

Além do impacto direto na graduação e nas atividades de pesquisa e extensão, aponta Rodolfo, essa capacitação também se reflete na ampliação da oferta de cursos de pós-graduação, através da qualificação do corpo docente.

Multiplicação do conhecimento

Professora do curso de Direito do Campus Central e aluna do Doutorado Interinstitucional em Direito entre a UERN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernanda Abreu de Oliveira enfatiza a relevância dessa capacitação: “As aulas e momentos que temos vivenciado desde que o Doutorado começou dão ênfase a essa qualidade e mostram que a Universidade está no caminho certo para a formação de professores. Ela está formando mais que doutores. E essa é a grande questão de ser professor. Ela está formando multiplicadores”, salienta Fernanda, que cursou a graduação e a especialização na UERN.

A turma do Dinter em Direito conta 30 alunos, dos quais 20 são professores da UERN, dos campi de Mossoró e Natal. As aulas são ofertadas por professores da UFPR, em Mossoró e Natal, em uma turma única.

Outra docente que tem se dedicado à capacitação, a professora Ceres Germanna, do Departamento de Informática (DI) do Campus Central, ressalta também o apoio da Instituição como um dos pontos centrais para a qualificação.

Tendo realizado a graduação e o mestrado na UERN, Ceres é hoje aluna do Doutorado em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho, localizada na cidade de Braga, em Portugal.

“Para que essa entrada no Doutorado fosse possível, além do conhecimento adquirido ao longo dos anos em que fui aluna e hoje como professora da UERN, tive um grande apoio do DI e da gestão da UERN, que, com seu programa de capacitação, me possibilitou a licença para realizar o Doutorado pleno no exterior”, destaca Ceres.

“As experiências adquiridas ao longo do Doutorado com certeza servirão como base para que eu, enquanto professora, possa contribuir para o ensino, pesquisa e extensão da nossa Universidade, buscando cada vez mais melhorar a formação dos nossos alunos”, complementa a professora.