...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PROPEG realiza Mesa Redonda sobre a Importância de Bolsas de Produtividade

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 25 de maio de 2012, uma Mesa Redonda sobre a importância de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) para as IES pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG). O evento teve como objetivo a divulgação das modalidades de bolsas: Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPQ.
Foi convidado para fazer parte da mesa redonda dois bolsistas produtividade da UERN (Prof. Dr. José Alzamir Pereira da Costa – Professor Titular do Departamento de Física e Profa. Dra. Ana Lúcia Dantas – Departamento de Física) e um professor bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora CNPq – Professor convidado da UFERSA (Prof. Dr. Francisco Milton de Mendes Neto). A mesa redonda foi iniciada com a apresentação da Profa. Dra. Cicília Raquel Maia Leite – Assessora da PROPEG fazendo um levantamento dos principais critérios e requisitos da chamada e o impacto dessas bolsas para captação de recursos.
Foi passada a palavra a Diretora de Pesquisa da UERN Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais para reforçar a importância de Bolsas PQ e DT para UERN e para o professor pesquisador.
Após isso, os bolsistas  convidados Prof. Dr. José Alzamir, Profa. Dra. Ana Lúcia Dantas e Prof. Dr. Milton Mendes falaram sobre a experiência, desafios, motivação e responsabilidades de ser bolsista CNPq. Por oportuno, compareceram 29 professores de diferentes áreas de conhecimento e a mesa redonda foi finalizada com as discussões, dúvidas e troca de experiências entre os participantes sobre a chamada.
Mais informações da Chamada
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) abriu o calendário para seleção das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). O prazo de inscrição vai até o dia 18 de agosto.
Para participar desta chamada, o pesquisador deve atender aos critérios de avaliação dos Comitês de Assessoramento, disponíveis em: http://www.cnpq.br/cas/cas.htm . Os resultados estão previstos para serem divulgados a partir de janeiro de 2013 e o início da vigência deve acontecer entre março e maio do mesmo ano.
Produtividade em Pesquisa
As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A  é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.
 Desenvolvimento Tecnológico
As bolsas DT tem como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação, desde que seja titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa claramente inovador. O período de vigência da bolsa para pesquisador nível 1A  é de 60 meses, níveis 1B, 1C e 1D de 48 meses, para a categoria 2 o período é de 36 meses.
Contato:
 
CNPq –    (61) 3211-9414
Propeg – (84) 3315-2132 – E-mail: scr.propeg@uern.br
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support