...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PROPEG ORIENTA DEPARTAMENTOS A ZELAREM PELO PLANO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) destaca que o Plano de Capacitação Docente (PCD) tem sido, nos últimos anos, uma ação extremamente relevante da UERN. Em 2009, foi investido R$ 1 milhão em bolsas para capacitação em nível de doutorado e mestrado. Grande parte dos 450 doutores e mestres da Instituição foram formados através do PCD/UERN.

A PROPEG ressalta anda que a instituição continua investindo no PCD devido à forte demanda por doutores e mestres em diferentes áreas, bem como à escassez de professores “prontos”, sobretudo no interior do Estado.  Uma outra alternativa para capacitação docente são os Mestrados Interinstitucionais (MINTER) e Doutorados Interinstitucionais (DINTER).

Atualmente, a UERN possui duas propostas, um MINTER e um DINTER, sendo avaliadas pela CAPES. Tais programas possibilitam a capacitação de até 25 professores, em nível mestrado, durante dois anos, e de até 20 professores em nível doutorado, durante quatro anos. O curso será realizado na UERN, o que não implica em liberação de professores.

Também é previso um estágio na Instituição que oferece o programa, de 04 meses para mestrado e 09 meses para doutorado. Dessa forma, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) solicita anualmente aos departamentos acadêmicos que estabeleçam e comuniquem seus PCD’s, visando identificar qual melhor alternativa.

A PROPEG orienta todos os departamentos a zelarem pelo Plano de Capacitação Docente, assegurando que os professores em capacitação, segundo requisitos do Programa ao qual estão inseridos, possam concluir seus cursos. Também, reforçamos o pleno apoio às decisões departamentais.

Leia abaixo a nota da PROPEG:

PLANO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support