PROPEG lança novo edital de seleção para o PIBIC-EM em parceria com o PIBID

Tradicionalmente, o processo de iniciação científica é visto como um componente fundamental da formação profissional dos estudantes de graduação. A UERN, em consonância com as demais Universidades públicas brasileiras, mantém um Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIBIC), o qual tem contribuído para disseminar e fortalecer a cultura científica no âmbito da nossa universidade através de oferta de bolsas PIBIC-CNPq complementadas por uma cota mantida pela própria instituição (PIBIC-UERN).

Com o objetivo, de expandir a participação de alunos do Ensino Médio nessa importante iniciativa, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) articulou uma parceria com o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), voltado para a formação de docentes em nível superior para atuação em educação básica e que envolve alunos do ensino médio de escolas públicas. “Pretende-se com isso integrar atividades de ensino (PIBID) e Pesquisa (PIBIC) de modo a proporcionar a todos os envolvidos uma possibilidade concreta de vivenciar a indissociabilidade de ambos os processos”, explicou o professor prof. Dr. Cláudio Lopes de Vasconcelos, diretor de Pesquisa.

Nos últimos anos, um acréscimo importante ao PIBIC foi o estabelecimento do PIBIC-EM. “Esse programa de iniciação científica é destinado a estimular talentos potenciais para a ciência entre alunos de Ensino Médio”, explica o prof. Dr. Kleberson de Oliveira Porpino, chefe do Departamento de Institucionalização de Pesquisas da PROPEG/UERN, ressaltando que na UERN, bolsas PIBIC-EM têm sido ofertadas através dos editas PIBIC anuais para que professores pesquisadores da comunidade acadêmica possam selecionar alunos de ensino médio e ampliar a sua capacidade de contribuir para a formação de jovens cientistas.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Dr. João Maria Soares destaca que a maioria dos cursos da UERN é de Licenciatura. “Sabemos que o PIBID da UERN é um programa amplo que envolve um público diverso na Universidade e nas escolas. A ideia de unir o PIBIC-EM e o PIBID vai diminuir a distância entre o estudante do Ensino Médio e o docente pesquisador.”

Para concretizar essa proposta serão ofertadas 32 bolsas PIBIC-EM remanescentes do Edital 010/2014 DIE/PROPEG/UERN destinadas exclusivamente aos professores integrantes do projeto PIBID Institucional e que sejam membros de grupos de pesquisas institucionalizados. Os professores interessados deverão apresentar propostas sob a forma de planos de trabalho de pesquisa que mantenham relação temática com os subprojetos desenvolvidos no âmbito do PIBID-UERN. Cada professor coordenador de subprojeto poderá encaminhar uma proposta incluindo de dois a três planos de trabalhos discriminando as atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelos alunos de ensino médio.

Clique AQUI e veja o EDITAL

Cronograma:

Período de submissão online através do PORTAL DO PROFESSOR – De 17 a 24/07/2015
Divulgação do resultado parcial – Até 30/07/2015
Período para recursos ao resultado parcial – Até 24 horas após a divulgação da classificação
Divulgação do resultado final – Até 04/08/2015