PROPEG divulga premiação dos melhores trabalhos da Semana de Ciência

A equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) analisa positivamente os resultados do X Salão de Iniciação Científica da UERN,  integrado à II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve como objetivo possibilitar um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências.

A coordenadora do evento, Profa. Cicília Raquel Maia Leite, disse que o aluno Marcos Santos Nunes, que recebeu a orientação da Profa. Ana Lúcia Dantas, teve o seu trabalho ‘Nucleação de Vórtices em Sistemas Magnéticos Nanoestruturados’ considerado o melhor da área de Ciências Exatas e da Terra.

As alunas Deborah Barreto Batista e Jussiara Carla da Conceição Azevedo, orientadas pela Profa. Ivonete Soares Coelho, tiveram o trabalho ‘Serviço Social e Religião: a reprodução da influência religiosa na atuação profissional das(os) Assistentes Sociais em Mossoró-RN’ escolhido como o melhor em Ciências Humanas. O aluno Carlos André Azevedo do Nascimento teve o seu artigo ‘O trabalho e a renda no setor da construção civil da cidade de Pau dos Ferros-RN’ escolhido como melhor trabalho em Ciências Sociais aplicadas. Ele teve a orientação do Prof. Ronié Cléber de Souza.

As alunas Luzia Geize Fernandes Rebouças e Raissa Vitória Vieira Leite, autoras do trabalho Caracterização trófica da ictiofauna de dois reservatórios, Santa Cruz e Umari, no semiárido do Rio Grande do Norte, escolhido como melhor trabalho em Ciências da Vida, sob a orientação da profa. Daniele Perete. A aluna Milca Karoliny Alcântara Lopo como melhor trabalho em linguística, letras e artes sob a orientação da professora risoleide rosa freire de oliveira com o trabalho: Revisão de gêneros acadêmicos.

A coordenadora ressaltou o êxito da II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN abordando a temática Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, salientando que esse foi o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Este tema serviu como fomento para as discussões que possibilitaram novos olhares para essa dinâmica.

O EVENTO – A II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN focou os desafios para exercer a atividade científica e a pós-graduação em âmbito nacional e internacional. Em sua segunda edição, partindo da articulação de eventos já consolidados e em expansão desenvolvidos pela Universidade, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de participar dos eventos: X Salão de Iniciação Científica da UERN; III Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio; III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UERN; II Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da UERN; II Salão de Materiais Pedagógicos do PIBID da UERN.

Esse evento já pode ser considerado o maior evento de pesquisa, pós-graduação e inovação da UERN, propiciando transferência de conhecimento, interação e apresentação das pesquisas realizadas pela comunidade científica. Nesta edição, foram apresentadas 156 pesquisas em nível de graduação, oriundos do programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC) nas diversas áreas do conhecimento e 50 pesquisas, em nível ensino médio, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM), entre docentes e discentes.