Projeto “Viva UERN Rio Branco” reúne grande público em programação para todas as idades

Neste domingo, 31 de março, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) levou para a Avenida Rio Branco ações de educação, esporte, lazer, cultura e cidadania. As atividades fazem parte do “Viva UERN Rio Branco”, que chegou a sua terceira edição, consolidando a Instituição como importante parceira do projeto realizado pela Prefeitura de Mossoró semanalmente.

“A parceria da UERN com o município para a realização do ‘Viva Rio Branco’ começou no ano passado e vem crescendo a cada edição. É uma oportunidade da UERN mostrar o que faz, trazer a Universidade para as ruas, integrando a academia com a comunidade”, diz o pró-reitor de Extensão, Emanoel Márcio, enfatizando a boa aceitação do projeto.

Júlia Medeiros adorou os livros

Com uma programação bastante diversificada, o projeto atraiu público de todas as idades para a Avenida Rio Branco. Michele Medeiros compareceu com toda a família para prestigiar as ações. “Sempre participo do projeto. É muito importante a Universidade oportunizar essas atividades de lazer que reúne a família”, declara. A sua filha, a pequena Júlia Medeiros, de 4 anos, se encantou com os livros e a contação de história da atividade desenvolvida pelo curso de Pedagogia no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM). “Muito bom”, disse a pequenina.

Outra atividade que encantou a criançada, e adultos também, foi o estande de robótica, do Departamento de Informática, pela primeira vez integrando a programação do “Viva UERN Rio Branco”. O professor Rommel Wladimir de Lima explica que além da exposição de robôs, a ação teve orientações sobre lixo eletrônico e o grupo do PET. “É um espaço para tirar dúvidas e divulgar o curso de Ciência da Computação para a comunidade”, declara.

A Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) esteve presente com nove ligas acadêmicas, que são grupos de estudo, com ações de pesquisa e extensão na área da saúde. De acordo com a professora Allyssandra Rodrigues, as ligas promoveram ações de saúde e orientações sobre a prevenção do câncer de mama, diabetes com testes de glicemia, de hipertensão, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outras. A Faculdade de Enfermagem (FAEN) também desenvolveu ações de saúde e orientações de primeiros socorros ao longo de toda a avenida.

Ainda no Memorial da Resistência, a Diretoria de Política e Ações Inclusivas (DAIN) deu um show de alegria e cidadania, com atividades de música, roda de conversas e orientações sobre questões relacionadas à inclusão. No Cafezal, o show ficou por conta do grupo de chorinho, encantando os espectadores presentes.

Aulão de Fit Dance atraiu um grande público

Como não poderia deixar de ser, as atividades esportivas tiveram destaque na programação do “Viva UERN Rio Branco”. Na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal de Mossoró, o aulão de Fit Dance reuniu um grande público. Já próximo à Praça de Convivência, professores, alunos e ex-alunos do curso de Educação Física orientavam a população no circuito funcional. O publicitário Ícaro Thiago aprovou a iniciativa. “Antes das atividades foi feita uma avaliação de saúde e todo o circuito funcional foi feito de forma orientada por profissionais altamente qualificados. É muito bom ter esse tipo de acompanhamento ao praticar atividades físicas”, frisa.

Titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Aldo Gondim enfatiza que é um grande benefício para a população essa parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) na realização do projeto “Viva Rio Branco”. “A UERN está conosco pela terceira vez e vem ocupando os espaços da Rio Branco com atividades variadas para todas as idades”, diz o secretário, destacando o benefício da parceria para a comunidade.

Na realidade, todos saem ganhando com as ações do “Viva UERN Rio Branco”. A população, com os serviços, a comunidade acadêmica com o aprendizado e a própria Universidade que se aproxima cada vez mais da sociedade. Estudante de Pedagogia, Adriana Galdino reforça a importância de projetos desta natureza para o aprendizado dos alunos. “Aqui, podemos aliar teoria e prática, e temos contato direto com o público”, afirma. Esse contato é orientado pelos professores e potencializado pelas ações interdisciplinares oportunizadas pelo projeto.

O projeto “Viva UERN Rio Branco” envolve professores, técnicos-administrativos, alunos e ex-alunos da UERN nas ações desenvolvidas. “A cada edição, o projeto vem crescendo e se consolidando”, diz o pró-reitor adjunto de Extensão, Fabiano Mendes. Ele informa que nessa edição foram ampliadas as ações ofertadas e o número de faculdades envolvidas.

“É um projeto maravilhoso, que chama a atenção da população para o potencial da UERN, ao mesmo tempo em que a Universidade se abre para a sociedade”, declara o pró-reitor adjunto. Egresso da UERN, Fernando Melo complementa que o projeto é um instrumento social importantíssimo para o lazer da cidade. “A UERN tem muito a contribuir com seus cursos de qualidade, que agregam no meio social. Ações como esta são de extrema importância por permitir um contato maior da população com a Universidade”, frisa.

O projeto “Viva UERN Rio Branco” é desenvolvido por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e tem a participação direta da FAEF, FACS, FAEN, FALA, FE, FANAT e a DAIN.