Projeto Via UERN promove palestra sobre atividade física e corrida de rua

Texto: Lília Santana – Estagiária de Jornalismo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) proporcionou um momento de integração entre professores, técnicos e alunos. Na manhã da terça-feira, 3, o professor Edson Fonseca Pinto ministrou a palestra “Exercício Físico para Saúde e Qualidade de Vida”, dentro do projeto Via UERN. A atividade foi realizada pela Faculdade de Educação Física (FAEF), em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

O projeto Via UERN incentiva a prática de corrida de rua, e um dos objetivos da palestra foi propor treinamentos para aqueles que não têm o costume de atividade física. Também buscou motivar os interessados para continuar com a atividade física. “A corrida não é o fim do projeto, e sim, o início”, afirmou Edson Fonseca, ressaltando que as pessoas são incentivadas de formas diferentes. “Criamos um programa para estimular desde os mais entusiastas, até aquelas pessoas mais reprimidas”, ressaltou.

Professora da disciplina Atletismo, Rafaela Catharine da Silva Cunha enfatizou os benefícios da atividade: “A corrida é um elemento básico do atletismo, simples e de fácil acesso. As pessoas podem fazer e adquirir qualidade de vida”.

A corrida Via UERN é aberta para todo o público e acontecerá no dia 21 de março, começando às 6h, com provas de 3 e 6 quilômetros. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste LINK. As inscrições custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia), mais a doação de  1 kg de alimento não perecível. A corrida está incluída na programação de aniversário dos 48 anos da FAEF.

Palestra reuniu interessados no auditório do Departamento de Artes. (Foto: Wilson Moreno)