Projeto veio apresentar resultado da parceria com a UERN

O geólogo José Salin, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Sócioambiental – ABDA e coordenador do Projeto Aquiflora, foi recebido pelo Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto. Na audiência também estiveram presentes, o professor Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho, superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido – CEMAD e o prof. Me. João Paulo Pereira Rebouças, do Departamento de Gestão Ambiental. O objetivo era apresentar os cadernos de Educação Ambiental do projeto Aquiflora que teve a participação da UERN.

O projeto tem o Selo Petrobras Ambiental, é executado pela ABDA e visa a preservação e recuperação das espécies da flora e fauna aquática ameaçadas de extinção no sertão potiguar com ações concentradas no alto curso da Bacia do Rio do Carmo, nos municípios de Upanema, Campo Grande e Triunfo Potiguar. A participação da UERN nessa coleção de cadernos de educação ambiental da Aquiflora foi acertada pelo então Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pedro Fernandes, que na ocasião passou a responsabilidade para a equipe do CEMAD.

Visando uma maior aproximação, o Reitor Pedro Fernandes propôs que a ABDA e a Universidade caminhassem juntas em outros projetos e logo surgiu a possibilidade para, no futuro, as duas instituições criarem um curso de educação superior na modalidade de educação à distância ou mesmo de tecnólogo. A missão de preparar uma proposta desse curso ficou sob a coordenação do professor Ramiro Camacho, do CEMAD.