Projeto “Uern Vida Saudável” visa oferecer melhor qualidade de vida para a comunidade acadêmica

Com uma programação variada no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e ações de bem-estar e preservação do meio ambiente, foi lançado nesta quinta-feira, 7, o programa “Uern Vida Saudável – Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar”. A iniciativa agrega ações de promoção de saúde e qualidade para a comunidade acadêmica.

O “Uern Vida Saudável” reunirá ações e projetos já desenvolvidos pela Universidade, como o Uern pela vida, o acompanhamento do calendário anual da saúde, entre outras ações, de forma a ampliar cada vez mais o alcance. A proposta é incentivar a promoção de saúde, entre servidores, alunos e terceirizados da Universidade, estimulando uma boa alimentação, a prática de atividades físicas e ações voltadas para a saúde mental.

A reitora Cicília Maia externou a felicidade de estar lançando o projeto que reúne iniciativas que visam oferecer mais qualidade de vida para toda a comunidade acadêmica. “O projeto Uern Vida Saudável integra as ações da Agenda 2030 da ONU, que chama a necessidade para a promoção da saúde e bem-estar, principalmente voltada para a saúde mental”, afirma, destacando que o projeto será realizado de forma contínua, em todos os campi da Universidade. “É importante o envolvimento de todos para o êxito das ações do Uern Vida Saudável”, complementa.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabel Amaral, o Uern Vida Saudável é uma importante ação de valorização e cuidado com a comunidade acadêmica. “Nesse momento em que estamos retomando as atividades presenciais é fundamental pensarmos em iniciativas que visam oferecer maior qualidade de vida para aqueles que fazem a Uern”, declara.

A chefe do setor de assistência ao servidor, Bianca Medeiros, informa que, além de orientar a comunidade acadêmica sobre ações de saúde e qualidade de vida no trabalho, o programa reunirá campanhas mensais voltadas para a área de saúde e bem-estar, como o Abril Verde, em prevenção ao acidente de trabalho. Também serão disponibilizados plantões psicológicos, às quintas-feiras à tarde para os servidores, além de atendimentos psicológicos para alunos na Prae.

Durante o lançamento da campanha, houve doação de mudas de plantas, aplicação de flúor, distribuição de kits para escalda-pés, aferição de pressão arterial, auriculoterapia e vacinação. Também foram realizadas apresentações culturais e orientações sobre a promoção à saúde.

O Uern Vida Saudável será um programa contínuo, que objetiva buscar um clima organizacional de excelência cada vez mais humanizado e acolhedor. O projeto contará com ações individuais ou em grupo de promoção à saúde, bem como estímulo a práticas do autocuidado biopsicológico, prática de atividades físicas, mediação de conflitos e relações interpessoais, combate e prevenção ao assédio.

O programa conta com o apoio do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) e profissionais da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) com atendimentos psicológicos, além  de envolver todos os setores da Universidade.