Projeto Socializando o Direito inicia ciclo de palestras em escolas públicas

O projeto de extensão socializando o direito realizou hoje  primeira palestra on line do semestre 2021.1 voltada para os alunos rede pública de ensino.

Cerca de 60 alunos do oitavo e nono ano da Escola Municipal Senador Dinarte Mariz assistiram a palestra “Acesso à educação e Desigualdade digital” ministrada pelos discentes de direito Letícia Albuquerque da Silva, Patrícia de Oliveira Camelo, Susi Damares Pereira Costa e Vilson Veni Bruch Filho.

A Coordenadora do Projeto, a Profa. Dra. Denise dos Santos Vasconcelos Silva destaca a importância da análise do tema: “Além da análise legal, através do levantamento de diversos dados, por exemplo, da PNAD Contínua de 2020 do IBGE, da TIC Kids Online Brasil de 2020 do CETIC, da TIC Domicílios de 2018 do CETIC, e do Relatório da CEPAL sobre a evolução e os efeitos da pandemia COVID-19 na América Latina e no Caribe de 2020, trouxemos reflexões acerca da desigualdade digital e do direito à educação ao discutir a interseccionalidade entre o fator digital (como a ausência de computadores, tablets e acesso – adequado – à internet) e outros fatores como a classe social e as desigualdades regionais, como residir em regiões do Nordeste ou do Norte, morar em áreas rurais, estudar na rede pública, integrar as classes DE etc”, frisou.

O “Socializando o Direito” é um projeto da Faculdade de Direito da UERN composto por professoras da Faculdade de Direito: Profa. Dra. Denise dos Santos Vasconcelos Silva, Profa. Me. Fernanda Abreu de Oliveira e Profa. Dra. Ana Mônica Medeiros Ferreira; pela TNS Esp. Séphora Edite Nogueira do Couto Borges; e por onze alunos da Faculdade de Direito da UERN.

No semestre remoto de 2021.1  o “Socializando o Direito” conta com três linhas de pesquisa: “Direitos Sociais, inclusão social e cidadania”; “Direitos humanos das mulheres, gênero e educação jurídica”; e “Sustentabilidade, Direito Ambiental e Políticas Públicas”.