...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto REFAZ realiza atividade na Penitenciária Mário Negócio

Reunidos em um círculo de conversa, os apenados do regime aberto da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio participaram nesta sexta-feira, 18 de dezembro, do quarto encontro do Projeto Interdisciplinar de Ressocialização Carcerária do Rio Grande do Norte (REFAZ). Coordenado pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN), o projeto terá duração de dois anos. O próximo encontro está agendado para o dia 15 de janeiro de 2016.

A professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN, explica que essa ação é um piloto de um programa que engloba outras instituições e tem como meta a ressocialização dos apenados. O projeto “História de Vida em Música, Desenho e Teatro” é realizado mensalmente. “Os temas discutidos aqui são baseados na Pedagogia de Paulo Freire. Hoje trabalhamos as palavras geradoras: saúde, amor, amizade, vínculos e família. O importante é que minimizamos o impacto das grades”, explicou Ana Lúcia.

Para o apenado Francisco Albano, 48 anos, essa atividade ajuda a dar um direcionamento. “Tem sido muito bom participar desse projeto. Quando saímos daqui, podemos ficar perdidos, sem saber o que fazer… É importante buscar conhecimento e refletir. Acho proveitoso”, afirmou o apenado que já conseguiu progressão de pena e aguarda a liberdade condicional.

O Programa REFAZ pretende promover diálogos entre as entidades sociais e acadêmicas em prol da População Carcerária.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support