Projeto Química UERN contra a Covid-19 inicia produção de detergente neutro

O Departamento de Química da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu início à terceira etapa do Projeto Química UERN contra a Covid-19. Nesta etapa, estudantes, técnicos e professores do departamento de Química e do Mestrado em Ciências Naturais estão produzindo detergente neutro para a lavagem das mãos. O produto será distribuído em todas as unidades da Universidade na retomada das atividades presenciais.

Os insumos para a produção foram adquiridos pela Universidade. A comunidade interna e externa da Uern pode ajudar doando garrafas pet de 2 litros para armazenar o detergente. A meta é arrecadar mil garrafas. No último sábado, o Departamento de Ciências Biológicas, através do Projeto BioAção, realizou uma campanha de arrecadação no Parque Municipal. A campanha continua ativa, com três pontos de arrecadação na Uern: Guarita do Campus Central, da Reitoria e do Edifício Epílogo de Campos.

Esta é a terceira etapa do projeto, que desde o início da pandemia do novo coronavírus já produziu e distribuiu máscaras, soluções sanitizantes e sabonete líquido.

“O projeto teve início em abril de 2020 e até o momento já foram realizadas duas etapas. A primeira etapa foi a confecção e doação de máscaras e a segunda, a produção de saneantes: sabão líquido e solução sanitizante. Esses materiais foram distribuídos para a população carente, hospitais e UPAs de Mossoró e cidades circunvizinhas. Nesta etapa, estamos produzindo o detergente neutro, que irá contribuir para o retorno seguro das atividades na Uern”, afirmou a professora Anne Gabriela, coordenadora do projeto Química Uern contra a Covid-19.