Projeto “Pronto Sorriso” objetiva levar alegria e conforto a pacientes com câncer

“Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento”. A frase de Patch Adams resume bem a missão do projeto “Pronto Sorriso”, desenvolvido por estudantes do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A iniciativa tem o objetivo de levar conforto e alegria através de técnicas teatrais a pacientes em tratamento contra o câncer.

Semanalmente, os 24 alunos envolvidos no projeto visitarão o Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM), levando atividades de teatro, contação de histórias, brincadeiras para pacientes e acompanhantes. A expectativa é que a ação impacte positivamente a vida de pacientes com câncer e, de modo direto e/ou indireto, na saúde de familiares que os acompanham.

O projeto é coordenado pela professora Bianca Valente de Medeiros, com a colaboração da professora Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia, e envolve alunos de diferentes períodos. O projeto “Pronto Sorriso” foi idealizado por discentes do curso de Medicina da UERN membros da IFMSA (International Federation of Medical Students’ Association) Brazil, a maior organização estudantil do planeta, a qual congrega mais de 1,3 milhão de acadêmicos de medicina em mais de 180 países.

Antes de ir a campo, os discentes passaram por um processo de capacitação voltada para a dramatização e teatralização, com o Grupo de Teatro Universitário de Mossoró (GRUTUM) e o Grupo de Dança. Além de aliar teoria e prática, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática do atendimento humanitário. O primeiro Plantão da Alegria, a hora de colocar em prática o projeto, ocorreu na última semana.

“Foi um momento muito especial. Desde a chegada, os pacientes e acompanhantes ficaram felizes com a chegada dos alunos. Na ocasião, encontramos um paciente que tinha acabado de receber o diagnóstico. O grupo a abraçou e a confortou nesse momento. Foi muito emocionante”, destaca Bianca Valente.

Ao todo, 24 alunos participam das atividades

A próxima atividade prática do projeto está prevista para ocorrer na terça-feira, 23. A ideia é realizar ações em busca de promover saúde ao paciente com câncer, baseando-se em Práticas Integrativas Complementares (PICs), sobretudo no que se refere à arteterapia, musicoterapia e palhaçoterapia.

“Nós buscamos acalentar o paciente e diminuir a dor que ele está sentindo. Não só a dor física, mas a dor e as questões internas do paciente. Nós queremos proporcionar essa experiência tranquilizadora mesmo em um ambiente mais pesado”, ressalta o aluno Natanias Macson, que, além de participante, é um dos três coordenadores do projeto.

Para a estudante Emanuele Rodrigues, que também coordena o “Pronto Sorriso”, o projeto é uma experiência que também emociona e proporciona aprendizado aos participantes. “A minha maior motivação para criar o projeto, assim como a dos dois outros coordenadores, certamente foi o nosso amor pela oncologia. É uma área inspiradora e que na minha opinião nos torna constantemente humildes para o real valor da vida”, comenta.

“Trazer conforto, alegria e bem-estar e saber lidar com situações inusitadas é uma habilidade extracurricular essencial para a formação médica, como também para a nossa vida pessoal, porque nós aprendemos a ser mais empáticos com todos a nossa volta. Ao tentar aliviar a dor do outro nós passamos a entendê-la melhor, e este ensinamento eu irei levar para o resto da minha vida”, complementa Emanuele.