...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Pontos Cantados nos Xangôs de Mossoró/RN será lançado neste fim de semana

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das parceiras do Projeto Pontos Cantados nos Xangôs de Mossoró/RN, que será lançado em dois momentos neste fim de semana. No sábado (13), às 20h, será exibido um documentário e no domingo (14), às 20h, será lançada a Coletânea de Pontos Cantados. Os lançamentos serão realizados no Canal do Youtube Terreiros de Mossoró: https://www.youtube.com/watch?v=8FzDmRcq2YE.

O coordenador e idealizador do projeto, Lucas Súllivam, egresso do curso de Filosofia da Uern e estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), explica que o projeto em tela se insere no campo das manifestações e estudos culturais sobre patrimônio imaterial dos cultos afro-brasileiros, premiado no Edital Nº 02/2020 – Fundação José Augusto – Concurso Público para Seleção de Projetos Culturais Referentes à Diversidade Sócio-Humana, com recurso da Lei Aldir Blanc.

“A iniciativa fortalece e dá visibilidade do segmento cultural dos povos e comunidades tradicionais de terreiros de matriz afro-ameríndia de Mossoró/RN. Contribui diretamente com a preservação do patrimônio cultural imaterial desse segmento sociocultural, mas também como uma alternativa de apoio pedagógico para o trabalho com a formação de professores e professoras em educação para as relações étnico-raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, ensino de artes, ensino de história local e do RN, ensino de música, dentre outras possibilidades educativas para além da universidade e da escola, como por exemplo, as práticas educativas desenvolvidas internamente, dentro dos terreiros”, explica Súllivam.

Lucas Súllivam também está vinculado ao Grupo de Estudos Culturais (GRUESC), ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e à Comissão de Avaliação do Procedimento de Heteroidentificação para as Cotas Étnico-Raciais. É coordenador do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró/RN.

O projeto contou no apoio a pesquisa com a participação voluntária das professoras doutoras Ana Lúcia Aguiar e Eliane Anselmo da Silva. A produção de técnica foi desenvolvida pelos artistas: Caboco – estudante do curso de Turismo/UERN e Pepeu Savante – estudante do curso de Música/UERN. Flávio Roberto, estudante do curso de Ciências Sociais, atuou como apoio administrativo e financeiro.

FICHA TÉCNICA
IDEALIZAÇÃO E DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
– Lucas Súllivam
PESQUISADORAS VOLUNTÁRIAS – UERN
– Eliane Anselmo
– Ana Lúcia Aguiar
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
– Caboco
– Pepeu Savant
INTERPRETES DE TRADIÇÃO NOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS
– Tony Silva – Pai Bolinha – Marcia Silva – Lucas Súllivam
PERCUSSÃO DE TRADIÇÃO NOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS
– Valdecir Júnior
APOIO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
– Flávio Roberto
ARTICULAÇÃO SOCIAL
– Iyalaxé Flavinha d’Oxum
REALIZAÇÃO
– Fórum de Terreiros
PARCERIAS
– GAMA/Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do RN
– REJOMATE/Rede de Jovens de Matriz Africana e Terreiros do RN
– NEAB/UERN Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
– GRUESC/UERN Grupo de Estudos Culturais
– UERN
– Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support