...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto “Nupics canta para mim!” produz vídeos com músicas preferidas de idosos

A música faz bem, traz recordações de momentos, pessoas e lugares. Idosos de duas instituições de longa permanência, mais conhecidos como abrigos, de Natal, estão tendo a oportunidade de matar um pouco a saudade ao receber um vídeo personalizado com músicas que marcaram suas vidas.

O projeto “Nupics canta para mim!”, realizado pelo Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS), da Faculdade de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), teve início em agosto e até o momento atendeu residentes do Lar Espírita Alvorada Nova (LEAN) e do Lar da Vovozinha, ambos na capital do estado.

“Percebemos a necessidade de levar amorosidade e afetividade mais ainda neste momento que exige o distanciamento social, mas nunca o distanciamento dos nossos propósitos de autocuidado. Assim surgiu a ideia da música ser esse condutor. Conversei com os membros do Núcleo e os parceiros que estão sempre disponíveis a nos ajudar. O projeto é aberto, mas inicialmente o foco foram os idosos abrigados, pois neste momento por causa da pandemia, as visitas estão restritas ou muitas vezes proibidas. Fizemos parceria com as instituições e os responsáveis fizeram a sondagem das músicas preferidas dos idosos sem que eles soubessem o propósito, assim montamos vídeos personalizados com a canção preferida de cada um, levando esta visita amorosa e cantante por meio dos vídeos”, explicou a professora e coordenadora do projeto Isabel Amaral.

Um pequeno trecho do material é publicado no perfil @nupics_uern no Instagram e o vídeo completo é enviado para os idosos das instituições. No perfil do Nupics é possível ver postagens com algumas reações dos idosos assistindo aos vídeos.

Além dos participantes do Núcleo, professores da Uern e profissionais da comunidade externa estão soltando a voz e dando suas contribuições.

Diante da grande demanda, a coordenação está solicitando a participação de novos voluntários para gravar os vídeos conversando e cantando as músicas preferidas dos idosos. Os interessados em cantar ou as instituições que desejam participar podem entrar em contato pelo Instagram.

A avaliação da coordenação em pouco mais de um mês de projeto é bastante positiva.

“Podemos levar amor, afeto, carinho, um pouco de si de forma muito simples. Precisamos observar e avaliar qual o nosso papel nesse mundo. Enquanto pudermos caminhar levando amor em forma de cuidado, iremos levar. E tenha certeza de que os mais contemplados com tudo isso, não foram os idosos, mas nós agraciados todos os dias quando temos o retorno desses queridos”, avaliou Isabel Amaral.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support