...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Memória Religiosa da Cidade do Natal realiza ações no Centro Israelita do RN

O Departamento de Ciências da Religião do Campus de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inicia, nesta quinta-feira, 13, uma nova ação ligada ao Projeto de Extensão Memória Religiosa da Cidade do Natal, coordenado pela professora Irene van den Berg.

A ação trata-se de uma curadoria e organização do acervo bibliográfico do Centro Israelita do Rio Grande Norte (Cirn). A parceria entre o Cirn, o Projeto Memória Religiosa e a Biblioteca Setorial do Campus de Natal irá desenvolver um trabalho de seleção e catalogação do acervo e colaborar com a implantação das informações em um sistema de gestão de bibliotecas.

O projeto de extensão ocorrerá em etapas para execução de atividades. A primeira ação contará com a ajuda de alunos e voluntários do projeto, que irão realizar ações de seleção e limpeza do acervo, com o objetivo de fazer uma curadoria dos materiais disponíveis no Cirn.

Na segunda etapa, o bibliotecário Sebastião Lopes Neto fará um conjunto de formações para capacitar tecnicamente os membros do projeto e da comunidade, para realizar o processo de catalogação e organização do acervo, além da implantação e gestão de um sistema digital para a biblioteca do Cirn.

Na terceira etapa, será realizado o processo de pesquisa e curadoria de acervo do patrimônio material religioso do Cirn, catalogando objetos correspondentes às diversas materialidades da religião e relacionando-as com as memórias e identidades da comunidade local.

Sobre o Cirn

O Centro Israelita do Rio Grande do Norte (Cirn) começa com um grupo de judeus, que a partir de 1911 emigra da Ucrânia fugindo do contexto de perseguição aos judeus no contexto que antecede a Primeira Guerra Mundial. Manteve-se ativo até o ano de 1968 e, durante pouco mais de uma década, teve suas atividades interrompidas.

Atualmente, o Cirn conta com número significativo de membros em processo de retorno e conversão. A biblioteca especializada é fonte necessária para a preparação e pesquisa de materiais que buscam estudar a ancestralidade e os diversos aspectos da história, cultura e tradição judaicas.

Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support