Projeto Memória Religiosa da Cidade do Natal realiza ações no Centro Israelita do RN

O Departamento de Ciências da Religião do Campus de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inicia, nesta quinta-feira, 13, uma nova ação ligada ao Projeto de Extensão Memória Religiosa da Cidade do Natal, coordenado pela professora Irene van den Berg.

A ação trata-se de uma curadoria e organização do acervo bibliográfico do Centro Israelita do Rio Grande Norte (Cirn). A parceria entre o Cirn, o Projeto Memória Religiosa e a Biblioteca Setorial do Campus de Natal irá desenvolver um trabalho de seleção e catalogação do acervo e colaborar com a implantação das informações em um sistema de gestão de bibliotecas.

O projeto de extensão ocorrerá em etapas para execução de atividades. A primeira ação contará com a ajuda de alunos e voluntários do projeto, que irão realizar ações de seleção e limpeza do acervo, com o objetivo de fazer uma curadoria dos materiais disponíveis no Cirn.

Na segunda etapa, o bibliotecário Sebastião Lopes Neto fará um conjunto de formações para capacitar tecnicamente os membros do projeto e da comunidade, para realizar o processo de catalogação e organização do acervo, além da implantação e gestão de um sistema digital para a biblioteca do Cirn.

Na terceira etapa, será realizado o processo de pesquisa e curadoria de acervo do patrimônio material religioso do Cirn, catalogando objetos correspondentes às diversas materialidades da religião e relacionando-as com as memórias e identidades da comunidade local.

Sobre o Cirn

O Centro Israelita do Rio Grande do Norte (Cirn) começa com um grupo de judeus, que a partir de 1911 emigra da Ucrânia fugindo do contexto de perseguição aos judeus no contexto que antecede a Primeira Guerra Mundial. Manteve-se ativo até o ano de 1968 e, durante pouco mais de uma década, teve suas atividades interrompidas.

Atualmente, o Cirn conta com número significativo de membros em processo de retorno e conversão. A biblioteca especializada é fonte necessária para a preparação e pesquisa de materiais que buscam estudar a ancestralidade e os diversos aspectos da história, cultura e tradição judaicas.

Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo