Projeto “Matematicando” auxilia estudantes da rede básica no ensino da matemática

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) apontam que 39% dos alunos do 1º ao 5º ano têm nível insuficiente de aprendizado em Português e 33% têm deficiência em Matemática. Os números referentes ao último levantamento revelam um quadro deficitário no ensino básico na rede pública em todo o País.

Em meio a esse cenário, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vem desenvolvendo ações de extensão que visam contribuir para melhorias no ensino básico, sedimentando o seu papel de universidade socialmente referenciada. Um exemplo dessas iniciativas é o projeto de extensão “Matematicando”.

Promovido por meio dos Departamentos de Educação, da Faculdade de Educação (FE), e de Matemática, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), o projeto tem como objetivo ensinar matemática de forma lúdica para alunos do 4° e 5º anos, da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia, no Conjunto Habitacional Vingt Rosado. A ação é desenvolvida toda terça-feira, no período da manhã.

O projeto foi idealizado pelos professores Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, do Departamento de Educação, e Mademerson Leandro da Costa, do Departamento de Matemática, e atualmente coordenado pela professora Helena Perpétua de Aguiar Ferreira. A ação envolve cinco professores dos dois departamentos e dois alunos bolsistas.

De acordo com a professora Helena Aguiar, o projeto visa o ensino da matemática com foco na melhora dos índices da escola. Participam do projeto os alunos do 4° e 5º anos com maior dificuldade em matemática, indicados pelos próprios professores da escola estadual.

“A proposta inicial era focar no ensino da matemática. Mas para nossa surpresa, muitos desses alunos tinham dificuldades em ler e escrever. Então, diante dessa realidade, tivemos que mudar o direcionamento inicial. Passamos a trabalhar a alfabetização desses alunos e o ensino da matemática”, afirma Helena Aguiar.

Em pouco tempo de execução, o projeto tem obtido resultados satisfatórios. “Estamos trabalhando as duas disciplinas juntas, de forma lúdica e divertida. O processo tem sido muito significativo. É um desafio, a gente participa da vivência da escola e acompanha a evolução dos alunos envolvidos no projeto. Para os bolsistas, está sendo um momento ímpar. E para os professores universitários, é uma oportunidade de poder ressignificar a teoria trabalhada na academia, através da vivência prática no chão da escola”, declara.

Helena Aguiar informa que a princípio o projeto é desenvolvido na escola no Conjunto Vingt Rosado por causa da proximidade geográfica com a UERN. “É interessante começar pela escola que está próximo a UERN”, justifica. A ideia é, que o projeto seja posteriormente ampliado para outras escolas da rede básica.

Projeto possibilita integração entre Universidade e Educação Básica

Além de desenvolver as habilidades em matemática, ensinando matemática de forma lúdica para suprir as deficiências dos alunos nessa disciplina, o projeto “Matematicando” possibilita uma maior interação entre Universidade e a rede básica de ensino.

De acordo com Regia Berlânia Nunes, diretora da escola estadual, a presença do projeto da Universidade na escola só veio somar. “Estamos vendo a melhora nos alunos, estamos maravilhados. Estamos muito felizes por acolher essa ação”, frisa. Helena Aguiar complementa que a ação também é um grande aprendizado para os professores e alunos da UERN envolvidos.

A professora Aila Gabriela Paiva de Araújo, do Departamento de Matemática, informa que o projeto possibilita a interação com a escola. “Trabalhamos com jogos didáticos e vemos os alunos da escola aprendendo com as brincadeiras. É muito gratificante ver a evolução deles”, diz. A bolsista Maria Clara destaca que o projeto possibilita o contato com a alfabetização. “É uma experiência enriquecedora. A gente cria um vínculo com as crianças. E é importante que quando eu for para a sala de aula e tiver contato com crianças com dificuldades de aprendizado, vou ter uma outra perspectiva para encarar essa problema”, conclui.