Projeto LAPEA da FALA reúne mais de 200 pessoas nos debates semanais

Mais de 200 pessoas estão participando do Laboratório de Produção Escrita Acadêmica (LAPEA). Desenvolvido pela Faculdade de Letras e Artes, do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FALA/UERN), o projeto promove todas as quintas-feiras debates virtuais, através do Google Meet, sobre o processo de produção de textos na universidade.

A última edição da atividade, realizada nesta quinta-feira, 18, contou com a presença do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) e professor do Campus de Pau dos Ferros da UERN, Dr. Gilton Sampaio. Na ocasião, foram discutidas questões sobre “o papel da argumentação na produção do texto acadêmico”.

“Temos reunido semanalmente pessoas de Instituições de Ensino Superior (IES) de diferentes Estado e na última quinta-feira tivemos a surpresa de participante de outro país. Os encontros têm sido muito elogiado pelos participantes e vêm crescendo a cada semana. Estamos muito surpresos, encantados e felizes com o projeto”, avalia a diretora da FALA, a Profª Drª Hubeônia Alencar.

O LAPEA é um projeto de extensão coordenado pela professora Edmar Peixoto, do Departamento de Letras Vernáculas (DLV/FALA), e voltado para alunos desde a rede básica de ensino até a pós-graduação. “Ele foi pensado para o presencial, mas foi reinventado por conta da pandemia de COVID-19”, observa Hubeônia Alencar.

Toda semana, o projeto promove debates sobre um tema específico relacionado à produção de texto acadêmico. Na próxima quinta-feira, 26, será tratado sobre “Leitura, escrita e análise linguística: uma abordagem interpretativa antirracista”, com a Profª Drª. Verônica Aração.