...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto já atendeu mais de cem adolescentes grávidas

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) desenvolve há dois anos o Projeto Mãe Primavera, que atende adolescentes grávidas, de 12 a 19 anos. Neste período, mais de cem gestantes nesta faixa etária já foram atendidas, com acompanhamento pré-natal completo de ginecologistas, além de apoio de nutricionistas e fisioterapeutas. 

Nesta quinta-feira 3, foi realizada a confraternização natalina das adolescentes atendidas pelo projeto. Ariane Helen é uma das mães primavera e se prepara para ter seu primeiro filho no início de 2016. Ela conta que tomou conhecimento do projeto através de amigas, e que foi muito importante para ela encarar essa nova fase da sua vida. “O projeto me ajudou a entender a fase que estou passando, de ser mãe, de gerar uma vida, entender as responsabilidades, além de ter sido acompanhada por profissinais capacitados, que me deram todo o apoio, toda a assistência necessária. Eu não imaginava que em Mossoró houvesse um projeto como esse”, afirmou a futura mamãe.

Clara Lúcia tem apenas 15 anos e há pouco mais de um mês seu tempo tem sido dedicado a cuidar de Ana Sofia. Ela também foi atendida pelo projeto, e só tem a agradecer à equipe. “O atendimento é muito bom. Aqui, os médicos têm a preocupação com as gestantes. Acompanhei o pré-natal inteiro aqui e foi a médica do projeto que fez o parto. O atendimento aqui é bom demais”, afirmou Clara.

O projeto é coordenado pela Prof. Isabelle Cantídio e realizado por uma equipe composta por professores do curso de Medicina, além de alunos residentes e doutorandos, e conta com a parceria de nutricionistas e fisioterapeutas da Universidade Potiguar.

O reitor da UERN, Prof. Pedro Fernandes, esteve presente à confraternização e destacou o serviço prestado pela instituição à população de Mossoró. “São jovens, algumas ainda crianças, que já estão grávidas, e muitas vezes encontram aqui o aconchego familiar que lhes falta em casa. Isso é o que nós escutamos aqui dessas meninas. Sentimos-nos felizes em saber que não estamos apenas formando médicos, mas prestando esse grande serviço à sociedade e colocando esse amor em nossas realizações”. O reitor acrescentou o momento enfrentado atualmente pelas gestantes, com o risco de microcefalia nos bebês em decorrência do zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de outras doenças como dengue e febre chikungunya. “Estamos vivendo um momento de preocupação, precisamos estar atentos, ter muito cuidado e atenção, e acompanhar essas atividades. A UERN é um ator fundamental no processo de formação e de políticas públicas.

O atendimento do Projeto Mãe Primavera acontece no ambulatório da FACS e funciona às quintas-feiras.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support