Projeto já atendeu mais de cem adolescentes grávidas

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) desenvolve há dois anos o Projeto Mãe Primavera, que atende adolescentes grávidas, de 12 a 19 anos. Neste período, mais de cem gestantes nesta faixa etária já foram atendidas, com acompanhamento pré-natal completo de ginecologistas, além de apoio de nutricionistas e fisioterapeutas.

Nesta quinta-feira 3, foi realizada a confraternização natalina das adolescentes atendidas pelo projeto. Ariane Helen é uma das mães primavera e se prepara para ter seu primeiro filho no início de 2016. Ela conta que tomou conhecimento do projeto através de amigas, e que foi muito importante para ela encarar essa nova fase da sua vida. “O projeto me ajudou a entender a fase que estou passando, de ser mãe, de gerar uma vida, entender as responsabilidades, além de ter sido acompanhada por profissinais capacitados, que me deram todo o apoio, toda a assistência necessária. Eu não imaginava que em Mossoró houvesse um projeto como esse”, afirmou a futura mamãe.

Clara Lúcia tem apenas 15 anos e há pouco mais de um mês seu tempo tem sido dedicado a cuidar de Ana Sofia. Ela também foi atendida pelo projeto, e só tem a agradecer à equipe. “O atendimento é muito bom. Aqui, os médicos têm a preocupação com as gestantes. Acompanhei o pré-natal inteiro aqui e foi a médica do projeto que fez o parto. O atendimento aqui é bom demais”, afirmou Clara.

O projeto é coordenado pela Prof. Isabelle Cantídio e realizado por uma equipe composta por professores do curso de Medicina, além de alunos residentes e doutorandos, e conta com a parceria de nutricionistas e fisioterapeutas da Universidade Potiguar.

O reitor da UERN, Prof. Pedro Fernandes, esteve presente à confraternização e destacou o serviço prestado pela instituição à população de Mossoró. “São jovens, algumas ainda crianças, que já estão grávidas, e muitas vezes encontram aqui o aconchego familiar que lhes falta em casa. Isso é o que nós escutamos aqui dessas meninas. Sentimos-nos felizes em saber que não estamos apenas formando médicos, mas prestando esse grande serviço à sociedade e colocando esse amor em nossas realizações”. O reitor acrescentou o momento enfrentado atualmente pelas gestantes, com o risco de microcefalia nos bebês em decorrência do zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de outras doenças como dengue e febre chikungunya. “Estamos vivendo um momento de preocupação, precisamos estar atentos, ter muito cuidado e atenção, e acompanhar essas atividades. A UERN é um ator fundamental no processo de formação e de políticas públicas.

O atendimento do Projeto Mãe Primavera acontece no ambulatório da FACS e funciona às quintas-feiras.