Projeto “InterCambiAR” realiza primeira edição nesta segunda-feira

A Diretoria de Educação, Cultura e Artes (DECA), o Grupo de Teatro Universitário (GRUTUM) e Grupo Dó-Ré-Mí de Teatro Infantil da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoveram, nesta segunda-feira (22), o primeiro intercâmbio entre integrantes dos grupos artísticos e artistas de Mossoró.

Intitulado “InterCambiAR”, o encontro contou com apresentação da performance “O Corpo que TRANSito”, na Escola Municipal Professora Celina Guimarães.

A apresentação, que tem como tema central a transexualidade, foi realizada pelo artista e professor de Artes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Sandro Lucose.

“Num período desses, em que está faltando sensibilidade e a violência está tão inserida no cotidiano, é muito importante trazer esse tipo de ação para os jovens. Até por uma questão de representatividade, pra muitos deles verem que não estão sozinhos”, apontou Alexandre Neves, professor da escola municipal.

Para o aluno Alessandro Guedes, a iniciativa serve como reflexão especialmente para combater formas de preconceito e estigmatização. “Hoje existem tipos de repressão que vêm de vários lugares, inclusive nas escolas”, comentou.

“Uma coisa que nós precisamos fazer é ocupar esses espaços (das instituições de ensino) para trazer essas reflexões, através da arte. E também é muito importante que haja essa disposição das instituições de ensino de possibilitar isso”, frisou o artista Sandro Lucose.

Na noite desta segunda-feira, às 20h, o artista fará a performance também no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central da UERN.

Às 19h, no mesmo local, Sandro promoverá o lançamento do Livro “O Teatro de Maria Clara Machado”, também de sua autoria. O evento é aberto a toda a comunidade.