Projeto “Histórias em cadeira de rodas” promove mesa-redonda nesta terça-feira

O projeto de extensão “Histórias em cadeira de rodas – narrativas de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física pelo direito à educação e à inclusão”, coordenado pela professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, que está à frente da Diretoria de Política e Ações Inclusivas (Dain/Uern), promove, nesta terça-feira, 22 de junho, a segunda mesa-redonda do projeto.

A partir das 14h serão ministradas pelo Google Meet as palestras: “Acessibilidade – vida independente e exercício de direitos de cidadania e de participação social”, tendo como palestrante o advogado criminalista, Dr. Lauriano Vasco da Silveira; e a palestra “Vencendo barreiras da falta de acessibilidade”, com a palestrante Renata Fernandes de Oliveira.

A mesa-redonda é aberta ao público e está inserida no ciclo de 18 palestras que o projeto realizará até dezembro deste ano, tendo como objetivo central compartilhar, por meio de rodas de conversa em palestras e mesas-redondas, experiências narrativas relacionadas à quebra de barreiras para a inclusão. O link de acesso é esse: https://meet.google.com/jth-pjuq-moh?pli=1&authuser=0.

Todos os encontros terão como base a Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão/Estatuto da Pessoa com Deficiência – e as histórias de vida com base nos desafios e possibilidades narradas por pessoas com deficiência física que utilizam cadeira de rodas. A professora Ana Lúcia Aguiar reforça que a escuta paciente e atenta às pessoas com deficiência, o estudo da legislação brasileira sobre as pessoas com deficiências, os estudos teóricos com foco nas discussões sobre as pessoas com deficiência, e para este projeto, estudantes que utilizam cadeira de rodas, permitem um caminho pertinente para a inserção, respeito à diversidade como via para a acessibilidade e efetivação de direitos.

Profa. Dra. Ana Lúcia Aguiar coordena o projeto

A Uern ocupa o 11º lugar entre as universidades do Nordeste com o maior número de alunos com deficiências. Dentre essas deficiências, a deficiência física em suas diferentes peculiaridades da referida deficiência, com 103 estudantes em diferentes cursos na Uern e, desses, quatro alunos cadeirantes em diferentes cursos.

“As narrativas permitirão que os participantes percebam sua trajetória de vida e superações de barreiras atitudinais, físicas, e arquitetônicas e se (auto)formem e contribuam para a formação das comunidades das quais fazem parte na vida social, considerando a necessidade de formação de toda a sociedade, bem como o olhar detalhado quanto à existência de barreiras que impedem a vida com autonomia e independência. Resulta nas políticas voltadas para a diversidade e inclusão permitindo aprofundar a Formação Humana nas Políticas Públicas, com vistas à acessibilidade e efetivação de direitos”, ressalta Ana Lúcia Aguiar.

Charles Lamartine de Sousa Freitas, integrante do projeto, destaca a pertinência da iniciativa: “Para além de uma proposta institucional, o projeto ganha a dimensão do rompimento de barreiras. Um projeto imprescindível para a cidadania e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Como ecoa nas palavras da professora Ana Lúcia Aguiar, ‘Somos seres de possibilidades’. Possibilidade de um olhar compreensivo à diversidade e à diferença”, comentou Charles Lamartine.

PROJETO – O projeto de extensão foi aprovado no Edital de Institucionalização de Ações e Bolsas de Extensão de Caráter Eminentemente Remoto e de Curta Duração Conduzidos pelo Temário de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais. Coordenado por Ana Lúcia Aguiar, o projeto conta com 14 membros, estudantes, professores e técnicos administrativos e técnicos especializados da Dain/Uern e instituições parceiras. A coordenação dos estudos da Lei Brasileira de Inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência, é de Ana Lúcia e do professor mestre e advogado, Vicente Celeste de Oliveira Júnior. O projeto tem como bolsista Gessione Martins de Oliveira, estudante do 2º período de História.

Imagem da primeira mesa redonda realizada em maio

Objetivo Geral: Compartilhar, por meio de rodas de conversa em mesas-redondas, experiências narrativas como possibilidade de estreitar as experiências sobre a quebra de barreiras para a inclusão

Objetivos Específicos:

• Conhecer a trajetória de vida dos (das) estudantes cadeirantes da Uern e das instituições e associações envolvidas, a fim de entendê-los como sujeitos históricos e construtores da sua própria vida;
•Constatar as dificuldades e superações enfrentadas diariamente por estudantes cadeirantes em sua vida acadêmica e na sociedade;
•Fazer o mapeamento, na voz dos narradores, sobre as condições de acessibilidade física e arquitetônica da Uern e das instituições e associações envolvidas;
•Propor ações para a quebra das barreiras atitudinais, físicas e arquitetônicas.