...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto “Histórias em cadeira de rodas” promove duas palestras nesta terça-feira

O projeto de extensão “Histórias em cadeira de rodas – narrativas de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física pelo direito à educação e à inclusão”, coordenado pela Diretoria de Política e Ações Inclusivas (Dain), promove, nesta terça-feira (25), às 14h, as palestras “Liberdades fundamentais – pessoa com deficiência, inclusão social e cidadania” e “Trajeto de vida de uma cadeirante na universidade”.

Os eventos, abertos ao público em geral, iniciam o ciclo de 18 palestras que o projeto irá realizar até dezembro deste ano, tendo como objetivo central compartilhar, por meio de rodas de conversa em palestras e mesas-redondas, experiências narrativas relacionadas à quebra de barreiras para a inclusão.

Todos os encontros terão como base a Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão/Estatuto da Pessoa com Deficiência – e as histórias de vida com base nos desafios e possibilidades narradas por pessoas com deficiência física que utilizam cadeira de rodas.

A primeira palestra desta terça será proferida pelo procurador geral do município de Mossoró, Raul Nogueira Santos. A seguir, a assistente social Camila Morais da Rocha irá ministrar o segundo encontro.

“É muito relevante essa possibilidade de compartilhar as histórias de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física/cadeirantes, com vistas à autonomia e independência. Isso possibilita a reflexão sobre a responsabilidade da sociedade com vistas à quebra de barreiras atitudinais, procedimentais e conceituais, fortalecendo a acessibilidade e instigando o debruçamento diário para a realização e consolidação de ações que levem à garantia do direito de todos e todas” destaca a diretora da Dain e coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Aguiar.

As duas palestras serão transmitidas por meio da plataforma Google Meet e podem ser acompanhadas através deste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support