...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Flor de Lótus é implantado e presta atendimento a vítimas de violência sexual

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), é uma das entidades parceiras do projeto Flor de Lótus, implantado nesta quarta-feira (10), na Maternidade Almeida Castro.

A vice-reitora Fátima Raquel representou a UERN na solenidade de implantação do projeto e ressaltou a importância dessas parcerias que levam atendimento humanizado e evidenciam o papel social das instituições públicas.

O Centro de Referência para Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual – Flor de Lótus, é uma iniciativa que tem parceria do Ministério Público Estadual, UERN e Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim).

“O Centro de Referência surgiu da necessidade de ter um espaço físico para atender de forma adequada e humanizada crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Possibilita o atendimento num ambiente mais acolhedor, humanizado, evitando a revitimização”, explica a professora e médica Isabelle Cantídio.

A professora Isabelle enfatiza que o atendimento é universal e está disponível 24 horas. As vítimas podem ser referenciadas de outros serviços ou podem procurar o Centro de Referência de forma espontânea.

O ambiente do Centro de Referência tem uma equipe multidisciplinar, integrada e qualificada para oferecer cuidados médicos, atendimento psicossocial e orientações que garantam a proteção e direitos das vítimas, com encaminhamento para a Promotoria, Delegacia, ITEP, Conselho Tutelar e acesso aos serviços de Assistência Social do município.

“Esse serviço é grandioso, através dele a gente pode tentar minimizar as dores e as consequências a médio e longo prazos da violência sexual que é um grave problema de saúde pública e direitos humanos”, ressalta Isabelle Cantídio.

A UERN desenvolve há 5 anos um trabalho de assistência às vítimas de violência sexual, a partir de um projeto de extensão. Em 2017 foi idealizado pelo Ministério Público, UERN e APAMIM a criação do Centro de Referência:

2013 – A partir de um caso real de violência sexual contra uma idosa, surgiu a ideia no ambulatório da FACS de desenvolver um projeto de extensão que prestasse um atendimento humanizado a essas vítimas. O projeto teve como nome “Protocolo de Atendimento às Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência Sexual”;

2014 – Foi realizado um ciclo itinerante de palestras nas UPAS, Hospitais e Maternidades de Mossoró, explicando o Protocolo;

2015/2016 – Através do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, da UERN em parceria com a Prefeitura de Mossoró, ocorreu a Implantação do “Protocolo de Atendimento às Crianças, Adolescentes e Mulheres Vítimas de Violência Sexual” nas maternidades públicas de Mossoró;

2017 – Foi firmada a parceria com o Ministério Público, APAMIM e UERN, ampliando o olhar para essa temática, objetivando a construção de um Centro de Referência;

2018 – No dia 10 de outubro de 2018, o Centro de Referência para Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual – Flor de Lótus, foi implantado na Maternidade Almeida Castro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support