Projeto Filosofia das Pessoas Sábias lança nesta sexta-feira o documentário sobre histórias de vida dedicadas à Jurema Santa e Sagrada

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das parceiras do projeto “Filosofia das Pessoas Sábias: um dedo de prosa sobre histórias de vida dedicadas à Jurema Santa e Sagrada”. O projeto de desenvolvimento cultural é executado pelo “Ìgbín Ateliê de Lembranças” em parceria com Grupo de Estudos Culturais (GRUESC/UERN) e com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UERN), além de movimentos sociais e comunidades tradicionais de terreiros.

A estreia do documentário fruto do projeto será nesta sexta-feira, 21 de maio, às 20h, no YouTube, canal do Discípulo Melqui C Rocha: https://youtube.com/user/Olufiran1954. O documentário tem duração de 43 minutos e 53 segundos.

O coordenador e idealizador do projeto, Lucas Súllivam, egresso do curso de Filosofia da Uern e estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc/Uern), explica que o projeto foi premiado na categoria Audiovisual e Formação pelo Edital 006/2020 da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Mossoró, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Lucas Súllivam é o coordenador e idealizador do projeto

No mestrado em Educação, Súllivam é vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, sob a orientação da Profa. PhD. Ana Lúcia Oliveira Aguiar.

“Cabe destacar que a equipe de execução do projeto contou com a participação direta de professoras e estudantes de graduação e pós-graduação da Uern e participação especial de professora da UNILAB. O projeto se insere no campo dos estudos culturais, abordando a importância desta ação em valorizar o patrimônio ancestral vivo, expandir e preservar as filosofias, culturas, religiosidades, memórias e tradições de matriz afro-ameríndia no/do Rio Grande do Norte”, afirmou Súllivam.

A iniciativa é uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial, da diversidade cultural e inclusão social que assume compromisso com uma formação humana pautada na Educação para as Relações Étnico-Raciais e na superação do racismo em suas diversas faces e contextos.

Professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN

A professora Dra. Ana Lúcia Aguiar ressalta que o projeto é inspirador e destaca três dimensões: “A dimensão das memórias, a dimensão do estudo das autobiografias e a dimensão das narratividades. Por meio das memórias e narrativas das pessoas sábias, repercutem as histórias de vida dedicadas à Jurema Santa e Sagrada, a presença dos historiadores de família. Esses são veiculadores, preservadores das memórias do lugar, dos acontecimentos do lugar, das pessoas do lugar. Dinamizam as histórias, os modos de saber, de fazer, de sentir e, sobretudo, o preservar estudos culturais, a valorização da história e memória vivas, patrimônio imaterial de tradição afro-ameríndia do Rio Grande do Norte. O projeto cerca-se de práticas educativas, de saberes plurais, de sentires diversificados, do sentimento de pertencimento, do ethos cultural de um povo, do sentimento de identidade, do movimento entre o vivido e o transmitido, entre o vivido e o aprendido. Sinto-me agradecida a Lucas Súllivam Marques Leite, meu orientando POSEDUC, por me ter convidado, como colaboradora, nessa trajetória das histórias de vida dedicadas à Jurema Santa e Sagrada, tendo como base minhas contribuições no que diz respeito aos estudos de Memória, Autobiografia e Inclusão. O projeto fortalece as práticas educativas e os estudos voltados para a diversidade cultural, dentro das políticas de inclusão da Uern uma universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente”, comentou Ana Lúcia.

Eliane Anselmo é a coordenadora do NEAB e do GRUESC

A professora Dra. Eliane Anselmo, que coordena o NEAB e o Gruesc, também fala sobre a iniciativa: “O projeto resulta num trabalho muito bonito que nos dá oportunidade de conhecer, a partir das histórias de vida de pessoas que dedicam suas vidas à Jurema, as vivências e as experiências com o sagrado, nessa tradição religiosa específica do nordeste brasileiro. A Jurema é uma religião que se constitui originalmente de elementos indígenas, que posteriormente recebe influências do catolicismo popular e das crenças afro-brasileiras. A ancestralidade, o culto aos antepassados, é uma característica central desta forma religiosa, que compõe o cenário das religiões de matriz afro-ameríndia no país”, explica Eliane Anselmo, ressaltando que a importância desse documentário está em trazer essas informações para o público, valorizando o patrimônio imaterial da cultura, preservando as crenças e religiosidades, tradições e memórias.

“Nós, do NEAB e do GRUESC, ambos da UERN, acompanhamos o desenvolvimento do projeto, e atestamos que o seu resultado, na forma deste documentário, já se mostra de grande contribuição, tanto para a comunidade, quanto para a academia”, complementou Eliane.

Parte da equipe da produção do documentário

FICHA TÉCNICA:
Idealização e Direção de Produção
– Lucas Súllivam (estudante POSEDUC)
Mestras da Cultura de Matriz Afro-Ameríndia
– Mestra Mãe Cacilda
– Mestra Mãe Preta
Mestre da Cultura de Matriz Afro-Ameríndia
– Mestre Melquisedec
Intérprete da Cultura de Matriz Afro-Ameríndia
– Juremeiro Melquizedec Júnior
Produção Audiovisual