Projeto ExtensArte encerra atividades do semestre com diversas apresentações

Com apresentações de teatro, dança e música envolvendo toda a comunidade da Paróquia de São José, o projeto ExtensArte encerrou suas atividades do semestre 2018.2 na tarde desta quarta-feira, 5, na quadra do Projeto Esperança.

Titular da Diretoria de Educação Cultura e Artes (DECA), Hallyson Dantas diz que o mais salutar do projeto é o interesse que as crianças demonstram em participar do ExtensArte. “A gente fica muito feliz em ver que boa parte do interesse no projeto ExtensArte não é dos pais, é das crianças. Elas ouvem falar na missa, quando o padre comenta, veem na Internet, e querem aprender a tocar violão, estudar flauta, querem fazer teatro, balé. De fato é muito gratificante poder ver que não somente a rede social, o celular, o videogame ou a televisão são interessantes para o jovem, mas a construção da arte, consequentemente a construção do cidadão”.

Além da formação artística dos alunos participantes, o projeto ExtensArte tem possibilitado uma maior interação entre a Universidade e comunidade. Luíza Gurgel, aluna do curso de Comunicação Social, participante do ExtensArte como instrutora, fala sobre a importância de ser aluna e ao mesmo tempo estar envolvida com um projeto que apresenta a crianças e jovens o mundo das artes. “É algo a mais que a Universidade nos proporciona. A faculdade em si já é um ganho muito grande na vida de um estudante. Porém, quando eu participo, realizo atividades como essa e ganho trilhões de vezes mais”.

O ExtensArte é um projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizado em parceria com o Projeto Esperança da Paróquia de São José. Nesta edição, estão sendo realizadas oficinas para crianças, jovens e adultos, nas modalidades de ballet infantil, dança para adultos, teatro infantil, teatro básico, flauta doce, violão infantil e violão adulto. Além disso, o projeto conta com ações desenvolvidas pelos grupos de Teatro e Dança Universitários (GRUTUM e GRUDUM).

O ator e diretor Nonato Santos enfatiza a participação de todos, pais, alunos e colaboradores dos projetos. “Nesses tempos de individualidades e conectividades que individualizam muito a comunicação a gente percebe que os pais acompanham o desenvolvimento dessas crianças e jovens que são atendidas pelo projeto. É algo que desperta até a curiosidade. A maioria dos pais fica com suas crianças, e eu vejo que é a forma que eles encontraram para apoiar o projeto. Esse é um trabalho que só é possível coletivamente, então se não atingimos o coletivo não há expressão, nem razão de ser, por isso a importância de estarmos todos unidos”.

Aninha Cardoso, coordenadora do Projeto Esperança, segue essa linha de raciocínio e fala da proximidade da UERN com o projeto e a comunidade. “Com a Universidade a gente conseguiu uma parceria dinâmica, importante, onde trouxemos as crianças carentes, que vivem em vulnerabilidade social, e elas vêm ao projeto tocar, interpretar e dançar, se sentem felizes e nós só temos a agradecer, é uma satisfação muito grande”. As atividades realizadas nos projetos envolvem professores, técnicos, alunos da UERN e voluntários da comunidade externa.

A aluna Júlia Tainá, 7 anos, moradora da comunidade, sempre quis ser bailarina e viu no ExtensArte a chance de realizar esse sonho. Vestida de bailarina e com um sorriso no rosto, ela nos conta sobre essa felicidade. “Meu sonho sempre foi ser bailarina, estou aprendendo várias coisas, tá sendo muito legal. Tenho amigas que também amam ser bailarina e meu outro sonho é que todas as crianças pudessem fazer as coisas que gostam como dançar”.

Uma das mães presentes, Tácila Clímaco, que tem duas filhas no ExtensArte, diz que o projeto traz bons resultados para a vida das meninas e da família. “O projeto é positivo, estimula criatividade, imaginação e aí elas vão desenvolvendo aptidões. No caso elas estão fazendo teatro e adorando, já dizem até que querem ser atriz. É bom para diminuir a timidez, a minha filha de 13 anos é muito tímida e esse projeto tem ajudado muito. Elas ensaiam juntas e querem continuar no próximo semestre”.

O Edital para o próximo semestre será divulgado neste portal e nas redes sociais oficiais da UERN. Fique atento!

Fotos: Wilson Moreno