Projeto estimula alunos de Pau dos Ferros a pensar propostas de cidadania territorial

Em ação desenvolvida na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, em Pau dos Ferros, estudantes apresentaram a versão preliminar das propostas de cidadania territorial para o município, referente ao Projeto Nós Propomos. A iniciativa trata-se de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), intermediada pelo professor Dr Rosalvo Nobre Carneiro, e Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial (IGOT), da Universidade de Lisboa, em Portugal, por meio do idealizador global do Nós Propomos, o prof. Dr. Sérgio Claudino.

Os projetos de pesquisa dos alunos do ensino médio é resultante da disciplina eletiva “Projeto de Vida – Nós Propomos”, ministrada pela professora Kaliana Maria Dantas de Freitas dos Santos. Os trabalhos têm como objetivo fazer uma análise do desenvolvimento geográfico de Pau dos Ferros, suas problemáticas, pelos alunos da escola, promovendo a cidadania territorial juvenil.

As temáticas trabalhadas tratam sobre desenvolvimento ambiental/alimentício, desenvolvimento espacial de bairros periféricos, planejamento ambiental, Mobilidade urbana e Desenvolvimento sustentável e turístico para a cidade.

A ideia é estimular os alunos de escolas públicas a levantarem problemas locais e proporem soluções. “Nesta apresentação, notou-se que as propostas dos projetos são promissoras, em se tratando de suas possíveis contribuições para a aprendizagem pessoal e cidadã dos alunos”, destaca o professor Dr. Rosalvo Nobre Carneiro.

O projeto Nós propomos! é a maior iniciativa internacional na área do ensino de geografia, presente em países como Portugal (proponente), Espanha, México, Uruguai e Brasil.