Projeto “Escola em Movimento” realiza ação com estudantes do ensino básico de Mossoró

Durante a manhã e tarde desta sexta-feira, 19, o projeto de extensão Escola em Movimento, da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, promove uma ação com os estudantes do ensino básico das escolas municipais de Mossoró.

A ação consiste em oferecer oficinas lúdicas e recreativas, que não descartem o caráter formativo e educacional para crianças e adolescentes.

As instituições participaram da primeira atividade presencial realizada pelo projeto, que por conta do isolamento social ocasionado pela Covid-19, acontecia remotamente desde 2020. As escolas presentes nesta edição são: Escola Professor Manoel Assis, Escola Municipal José Benjamin, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Fernandes da Silva e Escola Municipal Raimundo Fernandes.

A coordenadora do projeto, Glycia Melo, explica que ele tem um caráter lúdico, algo que já faz parte de toda criança, mas que vai além de um simples entretenimento.

“Quando a criança brinca, o teor da ludicidade traz o aspecto formativo, seja de convivência, de valores ou da perspectiva de constituir o ser humano, não somente da perspectiva de um entretenimento ou passatempo, então essa ação tem um caráter formativo também”, esclarece.

As atividades realizadas no período da manhã proporcionaram aos estudantes a realização de exercícios que movimentam partes fundamentais do corpo, além de possibilitar aos alunos a vivência de um espaço diferenciado que faz parte da sua rotina escolar.

Para Magna Maria, supervisora do 4° e 5° ano da escola Municipal José Benjamin, essa ação é essencial para a mobilidade das crianças.

“É muito importante se movimentar, principalmente depois da pandemia, depois dessas crianças passarem muito tempo paradas e longe das escolas e das brincadeiras”.

A professora Ranieli Carvalho acredita que momentos como esse ajudam no desenvolvimento da coletividade das crianças. “Tem a questão da socialização que é bem trabalhada, as crianças conversam, brincam e aprendem a lidar umas com as outras”.

O projeto utilizou o ginásio, o parquinho e também o espaço ao ar livre do bloco de Educação Física para realizar as atividades. A programação, que segue até às 17h, contou com uma oficina de mini atletismo, oficinas de brincadeiras, salto com arremesso, ginástica de trampolim e saltos.

Para os estudantes do curso de Educação Física, a participação no projeto oferece a vivência que eles um dia terão nas salas de aula. Segundo Mattheus Antônio, do 7° período, a ação teve grande relevância dentro da sua formação enquanto profissional.

“Como estamos no processo de nos tornar professores, isso é uma vivência que nos enriquece como profissionais, por um momento, deixamos de ser alunos e passamos a ser professores. Essa experiência incrementa muito nessa nova fase”, comenta.