Projeto do Hospital Materno Infantil de Mossoró em fase de acabamento

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participou de reunião nesta sexta-feira, 16, na Secretaria Estadual de Saúde Pública(SESAP) onde foi apresentado o projeto arquitetôtino de contrução do Hospital/Ensino Materno Infantil de Mossoró, que será construído no campus da instituição. “A UERN que cedeu o espaço para a mais importante obra de saúde no Programa RN Sustentável, está participando ativamente dessas reuniões para acompanhamento de todas as etapas do projeto”, destacou a pró-reitora de Planejamento, professora Fátima Raquel Rosado de Morais, que coordena as ações do Hospital no âmbito da Universidade.

Fátima Raquel diz que a proposta do Hospital é extrremamente inovadora. “Vamos ter um campo de estágio para os nossos cursos de saúde, de qualidade, com atendimento de excelência numa área em que Mossoró e região são extremamente carentes que é a materno-infantil”, observou, lembrando que a UERN ficou responsável pela qualificação de 1.500 servidores públicos, em urgência e emergência.

O hospital servirá de campo de estágio para os alunos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social e Educação Física, além da qualificação dos profissionais, através das residências médicas já ofertadas pela Uern nas áreas de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

No entendimento do reitor Pedro Fernandes, o Hospital Materno-Infantil representa um avanço significativo no ensino e extensão da UERN. “A graduação e a pós-graduação na Uern estarão integradas à assistência ao cidadão. A concepção do hospital é prestar atendimento à população e fortalecer a formação dos novos profissionais na universidade, possibilitando condições dos egressos a permanecerem na região em virtude das residências médicas e, ainda, pela qualidade dos serviços de saúde que o hospital ofertará”, ressalta.

Os projetos arquitetônicos, segundo a a gerente da Unidade Especializada de Saúde (UES) do Projeto RN Sustentável na Saúde, Ana Petta, será finalizado até janeiro de 2016, iniciando logo após a licitação para contratação da construtora. A previsão é que o Hospital que será construído com recursos do Banco Mundial seja concluído em 2018. A limpeza do terreno onde será a obra já foi feita.

Na reunião desta sexta-feira (16), todos os diretores das unidades contempladas conheceram o projeto do Hospital/Ensino. A Prefeitura de Mossoró está entre os parceiros.