Projeto do Centro de Pesquisa da Pré-História é apresentado ao IPHAN

O projeto arquitetônico do Centro de Pesquisa da Pré-História foi apresentado na manhã de hoje, 12 de abril, à equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e ao Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

Com 400m² de área construída, o prédio foi projetado para acondicionar o acervo arqueológico de forma segura e adequada, além de possibilitar pesquisas nas áreas de arqueologia e paleontologia. O Centro contará com acessibilidade em todo o prédio.

O recurso para construção do Centro de Pesquisa da Pré-História será repassado pelo IPHAN, através de convênio firmado com a UERN. A superintendente do IPHAN no RN, Andrea Costa, explica que o dinheiro é proveniente de multas aplicadas a empreendedores da área de energia eólica. Serão firmados Termos de Ajustamento de Conduta (TAC´s) com esses empreendedores com o propósito de proteger o patrimônio arqueológico.

“O IPHAN é responsável pela proteção do material arqueológico, mas é preciso direcionar o acervo a instituições de guarda. O foco é garantir que o material arqueológico seja bem acondicionado”, afirmou Andrea Costa.

De acordo com o assessor de obras da UERN, Osmídio Dantas, a construção deve ser executada em um prazo de oito meses. O orçamento inicial para construção do prédio foi estipulado em R$ 800 mil, mas o convênio irá contemplar projeto elétrico, projeto de combate a incêndio e equipamentos para o prédio.

O professor Dr. Valdeci dos Santos Junior, arqueólogo, responsável pelos contatos com o IPHAN, afirma que o Centro vai possibilitar a produção de conhecimento através das pesquisas arqueológicas. “Todas essas pesquisas desenvolvidas atualmente não contêm datação. Apesar de termos um farto material e vestígios desses grupos pretéritos que ocuparam o RN, não sabemos há quanto tempo eles existiam aqui. Com a Implantação do Centro de Pesquisa da Pré-História será possível acondicionar o acervo arqueológico de forma adequada e também conseguir datações que nos permitam ter uma visão do tempo que o RN já tinha presença de grupos humanos”, explica Valdeci dos Santos.

O paleontólogo e professor da UERN, Dr. Kleberson Porpino, destaca o caráter interdisciplinar do Centro. “Vai envolver pesquisas na área de Arqueologia e Paleontologia. Assim, vai ser possível integrar alunos e professores vindos de vários cursos. Isso é muito interessante do ponto de vista cientifico. Hoje se fala muito na questão de integrar áreas diferentes da Ciência, um aluno que estagiar num Centro como esse, vai vivenciar isso diariamente”, argumenta Kleberson Porpino.

Visitas – Além de contribuir com pesquisas e iniciação científica, o Centro também vai possibilitar a extensão, permitindo visitas agendadas com estudantes do Ensino Médio e Ensino Fundamental. “A Universidade é um campo aberto a todas as pessoas e ela existe para produzir conhecimento e servir à sociedade”, declarou Valdeci Santos.