...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de produção de suco a vapor pode virar laboratório para diversas áreas

O projeto “Uso da tecnologia da extração a vapor para produção de sucos de frutas produzidas no Sertão do Apodi”, ganhador do Prêmio Santander Universidade Solidária 2013, entra na sua segunda etapa, com o objetivo de atingir a qualificação do produto.

Nesta quarta-feira (19) o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes; o vice-reitor da UERN, Prof. Aldo Gondim; a Pró-reitora de Planejamento da UERN, Profª Raquel Morais; o coordenador do projeto, Prof. Vinícius Claudino, acompanhados de equipe técnica da UERN e do consultor do SEBRAE/RN, Thalles Medeiros, visitaram as instalações da fábrica de sucos, localizada no Sítio Córrego (Apodi), que passou por adequações para seguir as normas de produção, utilizando o recurso recebido na primeira etapa do prêmio. 

De acordo com o coordenador do projeto, Prof. Vinícius Claudino, algumas adequações ainda precisam ser feitas na parte externa do prédio, e alguns testes continuam sendo feitos com frutas, como cajarana e goiaba, antes que o produto consiga alcançar uma maior durabilidade antes de passar para a fase de comercialização, gerando renda para a comunidade. “A partir da extração do suco, foram surgindo outros produtos a serem produzidos, como o doce, a geleia, e a ração animal. A UERN tem acompanhado o projeto em todas as suas fases e aqui futuramente poderá ser um laboratório para estudantes de diferentes áreas, como administração, química, biologia, gestão ambiental, turismo, entre outros”.

O Sebrae/RN é um dos parceiros do projeto, e durante a visita, o consultor Thalles Medeiros reiterou o compromisso com a Universidade. “Existem muitas situações em que o Sebrae pode ajudar no que diz respeito à gestão e ao conhecimento”.

A ex-presidente da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopapi), Fátima Torres, avaliou o projeto como um marco na história do Rio Grande do Norte. “A UERN trouxe uma tecnologia nova e barata não apenas para o Sítio Córrego, mas para o Rio Grande do Norte, que pode mudar a vida dessas famílias das comunidades rurais”.

A vereadora de Apodi, Soneth Ferreira, também acompanhou a visita da UERN e destacou a importância da presença da Universidade junto aos agricultores. “É muito gratificante ver a Universidade aqui no Sítio Córrego, junto com os agricultores, transformando a realidade da comunidade, prova disso é ver pessoas como Sabino, um agricultor que está diretamente envolvido no projeto, dizer o quanto cresceu e aprendeu com o projeto”.

O reitor Pedro Fernandes parabenizou o professor Vinícius Claudino pela persistência e afirmou que é preciso aproximar cada vez mais a academia da comunidade. “Via de regra a academia está distante das comunidades. Aqui, o professor Vinícius vem mostrando que é possível aliar as duas coisas. Temos um professor doutor, que em vez de estar nos grandes auditórios proferindo palestras, está focando seu trabalho neste local, buscando alternativas para melhorar a vida dessas pessoas. É isso que precisamos fazer. Atitudes simples, mas com resultado”.

Além do projeto, a UERN está se inserindo na comunidade para resolver outras questões da sociedade, como a manutenção do laboratório de informática, o estudo para a utilização de energia solar, entre outros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support