PROJETO DE PÓS-DOUTORADO NO ÂMBITO DO MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO É APROVADO

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação UERN/UFERSA (PPGCC) aprovou projeto financiado através de edital MEC/CAPES e MCT/FINEP/CNPq, no contexto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).

O edital selecionou propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados ao PNPD com ações em áreas estratégicas.  Na área de computação, apenas três programas de pós-graduação foram selecionados: UERN/UFERSA, UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Segundo o professor Marcelino Pereira, da coordenação do Mestrado em Ciência da Computação, o edital aberto pela CAPES/CNPq/FINEP visa permitir que doutores façam pós-doutorados em programas de Mestrado. Nesse caso, a UERN receberá dois doutores para realizar seus pós-doutorados, em formas de programa, no Mestrado em Ciência da Computação.

O projeto, intitulado "Algoritmos para Processamento e Aplicações Estratégicas de Imagens de Tomografia Sísmica, Ressonância Magnética, Radar GPR e Satélite CBERS-2B", coordenado pelo professor Marcelino Pereira (Departamento de Informática), contará com o aporte e a dedicação integral de dois doutores em computação da área de processamento de imagens, que receberão bolsas para a realização de seus projetos de pós-doutorado durante cinco anos no PPGCC: o doutor  Harold Ivan Angulo Bustos, que possui graduação em Física pela Universidad Del Valle (1991), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2003), tem experiência na área de processamento de imagens com ênfase em análise, modelagem e simulação de sinais/imagens tomográficas.

O outro doutor é o professor Kamel Bensebaa, que possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005), e tem experiência na área de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento Digital de Imagens, Reconhecimento de Padrões e Visão Computacional.
De acordo com o professor Marcelino Pereira, numa visão geral desta pesquisa, constata-se que avanços tecnológicos têm permitido a disponibilização de imagens em diferentes áreas e aplicações, através de um amplo leque de dispositivos, que vão de equipamentos domésticos (como câmeras digitais) aos satélites com sensores de diferentes classes.

Neste contexto, este projeto possui cinco subprojetos que avançam no desenvolvimento de tecnologias para imagens em áreas estratégicas no país (petróleo, gás, sensoriamento remoto, medicina) contemplando o desenvolvimento regional (semi-árido nordestino – RN, CE e PB) e a formação de recursos humanos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação UERN/UFERSA (PPGCC).

A iniciativa propicia a interação com outras instituições (como UFBA e INPE) e com empresas como a Petrobrás. O financiamento nominal total é de R$ 515.810,00 através das agências de fomento. Outras informações podem ser encontradas em: http://www.capes.gov.br/servicos/salaimprensa/noticias/noticia_0790.html.