...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de pesquisa coordenado pela UERN é tema de mesa redonda no IV CONEDU

A “Ascensão social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da educação básica até a universidade”, projeto de pesquisa desenvolvido na UERN, sob a coordenação do professor visitante Dr. Constantin Xypas, será tema da primeira mesa redonda IV Congresso Nacional da Educação – IV CONEDU, que acontece de 15 a 18 de novembro de 2017, em João Pessoa/PB.

A mesa redonda será coordenada pela professora Dra. Ana Maria Morais Costa (UERN) e terá como palestrantes: Dr. Constantin Xypas (UERN), Dra. Geovânia da Silva Toscano (UFPB) e Dra. Bárbara Sicardi Nakayama (UFSCAR).

O evento, um dos maiores da área de Educação realizados no país, tem como tema central “A Educação brasileira: desafios na atualidade”. (Veja o site do IV CONEDU)

Vários professores da UERN participam do IV CONEDU como palestrantes, debatedores, coordenadores de mesa e GTs. Além disso, dezenas de alunos da UERN apresentarão trabalhos no evento.

Ascensão social por meio dos estudos – A pesquisa coordenada pelo professor Dr. Constantin Xypas reúne professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN) e da Pós-graduação em Educação (POSEDUC/UERN), além de pesquisadores das seguintes universidades: Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade de São Paulo (USP) e Université Catholique de l’Ouest (UCO) França.

A referida pesquisa busca identificar e compreender os mecanismos que possibilitam o sucesso escolar e acadêmico de estudantes do ensino fundamental até a universidade que, apesar da sua origem popular, marcada por processos sociais e culturais de exclusão social e baixa inclusão educacional, conseguem romper com a inferioridade simbólica advinda de sua condição econômica, da baixa escolaridade de seus pais e familiares, do lugar de moradia (zona rural e periferias de cidades) e do pertencimento cultural a minorias marcadas por preconceitos ou estereótipos (negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências etc.). Procura-se investigar quais mecanismos são os mais importantes para o êxito escolar e acadêmico.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support