Projeto de Extensão vai oferecer cursos a partir do próximo semestre

A partir do próximo semestre os estrangeiros que residem em Mossoró e cidades vizinhas poderão aprender o português falado no Brasil através do PBE (Português do Brasil Para Estrangeiros), um projeto de extensão da UERN com o objetivo de inserir a língua portuguesa no acelerado processo de globalização e fazer conhecer, no exterior, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, bem como as atrações turísticas e valores culturais da região onde ela se situa e estabelecer parcerias educacionais com instituições estrangeiras a fim de analisarmos pressupostos teóricos atinentes às novas metodologias para o ensino-aprendizagem de línguas, e promovermos eventos culturais e intercâmbios internacionais com alunos, professores e técnicos administrativos.

O projeto tem caráter contínuo e é realizado através de cursos, palestras, oficinas didáticas, imersão cultural e visitas a locais turísticos do Estado onde a Universidade se insere. Para sua realização, o projeto conta, além da Faculdade de Letras e Artes por meio de seu Núcleo de Ensino e Estudos de Línguas – NEEL, com as demais faculdades da referida Instituição e, ocasionalmente, com parcerias de Instituições estrangeiras ainda a eleger.

O PBE foi idealizado e elaborado pelo professor de linguística e Língua Inglesa Gilmar Henrique – um dos fundadores do Núcleo de Ensino e Estudos de Línguas da UERN e também idealizador e colaborador de um projeto pioneiro em Mossoró quanto à inserção do ensino de língua espanhola nas escolas municipais. O professor Gilmar é o coordenador do projeto, que conta ainda com a colaboração do Chefe de Departamento, Professor Marcelo Melo e do Coordenador do Núcleo de Línguas, Professor Pedro Adrião.