Projeto de extensão “Socializando o Direito” realiza palestra para alunos de escola municipal

O projeto de extensão “Socializando o Direito” da Faculdade de Direito (FAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou hoje, 04, palestra virtual sobre meio ambiente, direito e sustentabilidade voltada para alunos da Escola Municipal Rotary.

Formado por professoras, técnicos e alunos da Faculdade de Direito, o projeto promove, além de palestras para alunos de escolas públicas, ações digitais em redes sociais, as quais incluem vídeos, textos e artigos destinados à sociedade em geral.

“A Constituição Federal de 1988 traz, em seu artigo 225, que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Nesse contexto, a educação ambiental é um instrumento essencial.  A  parceria entre Universidade, escolas e comunidades é importante para o desenvolvimento de diferentes pontos de vista e reflexão crítica embasados nos conhecimentos científicos e populares, produzidos por cada uma das partes integrantes desse processo. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é Restauração de Ecossistemas. Essa restauração pode assumir várias formas, assim nada melhor do que trazer essa temática tão atual e relevante para esses alunos”, destaca a Profa. Dra. Ana Mônica Medeiros Ferreira, orientadora da Linha 03 do Projeto de Extensão Sustentabilidade, Direito Ambiental e Políticas Públicas sobre a palestra deste mês em alusão à Semana do Meio Ambiente.

Os discentes Paulo Sérgio Fernandes Silva, Antônio Marcelo Medeiros Nogueira, Sara de Souza Lins Batista e Renata Fernandes Bezerra de Brito fizeram uma apresentação comprometida com a renovação e mudança social através da ação digital de educação ambiental do Projeto Socializando o Direito, visando buscar condições potenciais para a formação de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade socioambiental.

O projeto é composto pelas professoras Denise dos Santos Vasconcelos Silva (coordenadora do Projeto e orientadora da Linha 01 Direitos Sociais, inclusão social e cidadania), Fernanda Abreu de Oliveira (orientadora da Linha 02 Direitos Humanos das mulheres, gênero e educação jurídica) e Ana Mônica Medeiros Ferreira  (orientadora da Linha 03 do Projeto de Extensão Sustentabilidade, Direito Ambiental e Políticas Públicas) além de técnicos e discentes.