PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE JOSUÉ DE CASTRO É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS

Foram iniciadas as atividades referentes ao projeto de extensão sobre Josué de Castro, autor de Geografia da Fome (1946) e Geopolítica da Fome (1951). As atividades contaram com a realização de palestra e exibição do documentário do cineasta Sílvio Tendler, sobre o autor.
O professor Romero Cardoso, coordenador do projeto de extensão, na companhia do prof. Benedito Vasconcelos Mendes, sub-coordenador, ambos lotados no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC/UERN), informa que estão previstas  palestras em escolas públicas municipais e estaduais da zona urbana mossoroense.
O cronograma de visitas foi iniciado no dia 27 de maio de 2008, com professores e alunos do ensino fundamental do Colégio Evangélico Leôncio de Santana.
O projeto consiste em buscar fomentar cidadania através da ênfase às discussões sobre a importância do pensamento de Josué de Castro em escolas públicas municipais e estaduais do município de Mossoró/RN, levando em conta as prerrogativas de suas defesas, como a segurança social traduzida através do entendimento das questões que se intercalam aos dramas da fome e a luta em prol da paz.
O professor Romero Cardoso destaca que "o projeto de extensão marca a participação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no ensejo do centenário de nascimento do importante cientista pernambucano que conquistou respeito mundial, mas que ainda é pouco conhecido no Brasil, graças ao árduo e melindroso trabalho de exclusão efetivado pela ditadura militar".

Cronograma de visita às Escolas Municipais Urbanas:

1. Colégio Evangélico Leôncio de Santana. Rua Maria Ferreira de Azevedo, 24 – Centro – Fone: 084-3315-4884. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Período: Dia 27 de maio de 2008. Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

2. Escola Ronald Pinheiro Néo Júnior. Rua Guilherme Ricardo Lima, 770 – Liberdade I – Fone: 084-3315-5120. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Período: Dia 03 de junho de 2008. Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

3. Escola Municipal Castro Alves. Rua Antônio Geraldo de Medeiros, s/n – Bom Jesus – Fone: 084-3315-5121. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Período: Dia 10 de junho de 2008. Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

4. Escola Municipal Dinarte Mariz. Rua Dr. Pedro Ciarlini, 856 – Alto São Manoel – Fone: 084-3315-5114. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Período: Dia 17 de junho de 2008. Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

5. Escola Municipal Francisco de Assis Batista. Rua Eufrásio de Oliveira, s/n – Alto da Conceição – Fone: 084-3314-3670. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Período: Dia 24 de junho de 2008. Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

6. Escola Municipal Joaquim Felício de Moura. Rua Juvenal Lamartine, s/n – Bom Jardim – Fone: 084-3315-5107. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Período: Dia 24 de junho de 2008. Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

7. Escola Municipal José Benjamin. Rua Bodoca, 211 – INOCOP  São Manoel – Fone: 084-3315-5086. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Período: Dia 01 de julho de 2008. Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

Cronograma de visit às Escolas Estaduais Urbanas:

1. Escola Estadual Moreira Dias. Período: Dia 05 de agosto de 2008. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

2. Escola Estadual Onzieme Rosado Fernandes Maia. Período: Dia 12 de agosto de 2008. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

3. Escola Estadual Paulo Freire. Período: Dia 19 de agosto de 2008. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

4. Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel. Período: Dia 19 de agosto de 2008. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

5. Escola Estadual Pe. Sátyro Cavalcante Dantas. Período: Dia 26 de agosto de 2008. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

6.  Escola Estadual Prof. Sólon Moura. Período: Dia 16 de setembro de 2008. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

7. Escola Estadual Santa Terezinha. Período: Dia 14 de outubro de 2008. Séries: Ensino Fundamental (6ª a 9ª séries). Carga horária: 02 hs. Ações a ser desenvolvidas: Palestra, exibição de documentário e debate.

Iuska Freire – Agecom/UERN