Projeto de Extensão promoverá Roda de Capoeira Angola durante a Festa de Santana

No próximo sábado, 20, o Campus Avançado de Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promoverá uma Roda de Capoeira Angola durante a Festa de Santana, padroeira do município. A atividade faz parte do projeto de Extensão “Resgatando a cultura negra através da Capoeira Angola: do jogo da roda ao jogo da vida”, coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Érico de Araújo Silva, do Departamento de Filosofia.

A apresentação terá início às 19h30, na Praça de Alimentação da Ilha, durante a Festa de Santana. O professor Marcos Érico e Mestre Chico, com alguns angoleiros do Berimbau Viola, farão uma Roda de Capoeira Angola para abrilhantar a festa com essa expressão da cultura popular brasileira de origem afro-brasileira. A atividade contará ainda com a participação de mestres, professores e capoeiristas de outros grupos da capoeira de Caicó.

Marcos Érico, também conhecido na capoeira como Professor Carcará, pertence ao grupo de Capoeira Angola Berimbau Viola (CABV), fundado pelo Mestre Chico com sede no Conde (PB). Com o intuito de valorizar essa expressão cultural, o professor desenvolve o Projeto de Extensão, com atividades regulares às terças e quintas-feiras, no Campus de Caicó, incentivando a prática da Capoeira de Angola no município.

Projetos de Extensão que trabalham com cultura popular possibilitam não apenas o diálogo desses saberes com a cultura acadêmica, como também contribuem para a difusão das manifestações culturais. No caso da capoeira, a iniciativa ainda colabora para a eliminação ou diminuição dos preconceitos existentes.

“A Capoeira, mesmo sendo reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e tendo sido declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, paradoxalmente é mais valorizada no exterior do que no próprio Brasil. O projeto tem o intuito de valorizar essa prática no município”, declara o professor.