...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PROJETO DE EXTENSÃO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE “REFORMA POLÍTICA E CIDADANIA”

O Projeto de Extensão “Ciclo de Estudos e Discussões Acerca dos Direitos Fundamentais”, da Faculdade de Direito (FAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)  promove, nos dias 2 e 3 de junho, o I Seminário sobre “Reforma Política e Cidadania”. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC-UERN).

Estão confirmadas as presenças da deputada federal Fátima Bezerra (PT), do analista político e diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz (Toninho do DIAP); do presidente licenciado da Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Humberto Fernandes, entre outros.

O projeto conta com a participação de alunos e professores que desenvolvem uma ação voltada ao esclarecimento dos direitos fundamentais do homem, ou seja, aqueles indispensáveis a uma existência digna. O trabalho é realizado em parceria com os Centros de Referência e Assistência Social de Mossoró, atuando também nas Casas da Nossa Gente e em escolas.

O projeto consiste em um conjunto articulado de palestras, mesas-redondas, produção de artigos e elaboração de cartilhas sobre temas previamente escolhidos pelo grupo, dentro da temática “Direitos Fundamentais”, sendo coordenado pela professora Rosimeiry Florêncio de Queiroz Rodrigues, tendo como colaboradores a professora Clédina Maria Fernandes e os discentes Jadson Arnaud, Luiz André Veríssimo, José Nunes, Luma Nayara, Márcio Alexandre, Paulo Lucemberg , Tarciana Jamile, Geraldo Zimar, Carlos César, Ana Karoline Queiroz, Wilne Florêncio e Benvenuto de Holanda.

Segundo a coordenadora Rosimeiry Florêncio, o projeto fomenta a produção do conhecimento e a sua consequente divulgação, envolvendo quatro segmentos: docentes do Curso de Direito do Campus Central, profissionais da área jurídica, discentes e sociedade.

No que diz respeito aos discentes, visa contribuir para a formação acadêmica dos estudantes extensionistas, atuando para desenvolver cidadãos críticos e conscientes, propiciando a oportunidade de discutirem temas de sua vivência prática e acadêmica. “Quanto à sociedade, também se mostra de grande valia a proposta, posto que contribui para a solidificação do exercício da cidadania, que encontra entrave, na maioria das vezes, na ausência de conhecimento dos direitos”, frisa a coordenadora.

Destaca-se dentre as atividades previstas no projeto, o estímulo à produção de artigos dentro da temática “Direitos Fundamentais” pelos palestrantes, professores do Curso de Direito do Campus Central e discentes, cabendo ainda a estes, sob a direção das professoras orientadoras, a elaboração de cartilhas de perguntas e respostas sobre os temas propostos para a consequente publicação.

No semestre 2010.2 o público alvo foi formado por jovens assistidos pela Casa da Nossa Gente, situada no bairro Abolição I, tendo como foco de discussão as temáticas “Cidadania”, “Consumo e Preservação do Meio Ambiente” e “Redes Sociais e Limitações Constitucionais à Liberdade de Expressão”.

Texto: Márcio Alexandre
Assessoria de imprensa do evento

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support