Projeto de extensão do Campus de Natal oferece cursinho preparatório e gratuito para alunos de escolas públicas que tentarão ingressar no IFRN

Um projeto de extensão do Campus de Natal (CaN) está ajudando alunos de escolas públicas da zona Norte a se prepararem para o Exame de Seleção do IFRN. O cursinho preparatório nomeado Gabarito está atendendo inicialmente 45 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, entre 14 e 17 anos.

O cursinho é gratuito. As aulas, que começaram em agosto, sempre aos sábados pela manhã, seguem até 13 de outubro.

“A ideia do cursinho foi de um aluno do curso de Turismo do CaN, que também é professor de matemática na rede pública. Outro aluno, graduando do curso de Direito no Campus de Natal e já graduado em Letras, aderiu à ideia.  Ambos têm experiência com cursinhos preparatórios comunitários”, conta a professora Rouseane Queiroz, coordenadora do Gabarito.

O projeto, já cadastrado no SigProj, também envolve professores que lecionam no curso de Turismo  do  Campus de Natal, oferecendo aulas de língua portuguesa, redação e matemática direcionadas ao conteúdo exigido no Exame de Seleção do IFRN.

“Diante da precarização da educação básica nas redes estaduais e municipais, a rede federal se destaca com um ensino de qualidade. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/2017), sete em cada dez alunos têm nível insuficiente em português e matemática”, cita a professora, para exemplificar a importância de iniciativas como o cursinho Gabarito.

“Não cobramos taxas. Na inscrição, pedimos a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, para montarmos cestas, que foram distribuídas aos nossos funcionários terceirizados que estão com salários em atraso”, contou.