...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de Extensão do Campus de Caicó promove resgate da cultura negra através da Capoeira Angola

Por meio do projeto de extensão “Resgatando a cultura negra através da Capoeira Angola: do jogo da roda ao jogo da vida”, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vem mobilizando e conscientizando jovens da comunidade de Caicó e estudantes universitários sobre a importância da Capoeira Angola como expressão da cultura popular.

A primeira etapa do projeto será concluída nesta terça-feira (11), com a confecção do berimbau. Renovado por mais um ano, o projeto é vinculado ao Departamento de Filosofia, da UERN Caicó e é realizado em parceria com a Casa de Cultura Popular de Caicó.

O Prof. Dr. Marcos Érico, que coordena o projeto, explica que são 12 jovens participando das atividades. “No dia 7 de fevereiro, na Casa de Cultura, ministrei uma oficina de confecção de berimbau. Trouxe algumas madeiras de Ibiriba e cabaças, de João Pessoa/PB. Os alunos aprenderam a preparar a madeira transformando na ‘verga’ para o berimbau. Amanhã teremos outra aula para retirar o arame, o aço de pneu de carro e aprender a trabalhar na cabaça”, explicou Marcos Érico, conhecido entre os capoeiristas como professor Carcará.

Os encontros ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h30, no Campus de Caicó, e na sexta-feira, na Casa de Cultura, no mesmo horário.

Marcos Érico ressalta que além de luta, jogo, ritmo, movimento, coordenação motora, flexibilidade e acrobacias, a capoeira também promove a interação social, uma vez que só se pratica em grupo. “A Capoeira Angola também tem uma dimensão do aprendizado dos instrumentos e confecção dos mesmos”, complementou Érico.

O professor Marcos informa que esta é a primeira turma de Capoeira Angola, da linhagem dos angoleiros na cidade de Caicó. No dia 12 de março, o grupo Capoeira Angola Berimbau Viola (CABV), coordenado pelo professor Marcos Érico e com supervisão do Mestre Chico do Conde-PB, estará fazendo um ano de existência na cidade de Caicó. Esse grupo já soma 24 anos na cidade de Conde/PB.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support