Projeto de extensão da UERN propõe confecção de 400 máscaras de tecido para doação

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a fabricação de máscaras para a população é levada a sério.

Pensando nisso, criou-se o projeto de extensão “Produção de máscaras em tecido como estratégia de enfrentamento a Covid-19”, sob a coordenação da prof. Márcia Regina Farias da Silva, do Departamento de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Econômicas (DGA/FACEM).

A ideia é confeccionar cerca de 20 máscaras por dia, num total estimado de 400 ao final do projeto, seguindo sempre os padrões de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o resumo da proposta, “a produção teve início no mês de abril e o contato de parceria com o Projeto Esperança, com moradores do Bairro Santa Helena se deu no dia 31 de março de 2020, posteriormente, foi inserido ao projeto o Albergue Mossoró, no sentido de atender aos voluntários da instituição”.

De início, haverá contato com representantes das entidades que serão contempladas pela ação. Em seguida, serão identificadas as famílias a serem contempladas pela ação com a ajuda de representantes do Projeto Esperança, do Albergue Mossoró e de moradores do Bairro Santa Helena.

Finalizada a confecção, as máscaras, feitas com tecido 100% algodão (fio 150) e em dupla face, são higienizadas com álcool 70. Ao secar, são passadas a ferro em temperatura elevada e, em seguida, embaladas dentro de sacos plásticos lacrados com fita adesiva.

A entrega será realizada aos representantes das entidades assistidas, que também distribuem kits com o produto.

O projeto conta com a participação do estudante Eduardo José Ferreira da Silva, do curso de Gestão Ambiental, e das técnicas-administrativas Anne Lizabelle Leite Duarte e Geordana Fernandes Souto Monte.