...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de Extensão da UERN colabora para aumento da captação de órgãos em Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou na última quinta-feira (14) o encerramento do Projeto Doe Vida, realizado pela Faculdade de Ciências da Saúde da instituição, coordenado pela Profa. Dra. Elizabeth Carrillo, com o objetivo de levar informações através de campanhas educacionais, de caráter permanente, sobre doação de órgãos e tecidos estabelecendo maior vínculo com a comunidade, garantindo transmissão de informação e desmistificação acerca do assunto, refletindo no aumento o número de doações no Estado do Rio Grande do Norte. 

Iniciado em 2010, o projeto foi realizado por 13 alunos do curso de Medicina da UERN, tendo dois estudantes da Escola Mater Christi como colaboradores. Em quase dois anos, os estudantes percorreram hospitais públicos e privados de Mossoró, todas as Unidades Básicas de Saúde do município, escolas do ensino fundamental e médio das redes estadual, municipal e particular de ensino, além de ter realizado algumas ações no município de Areia Branca. “O número de pessoas na fila de espera para transplantes é extremamente desproporcional ao número de doadores e a principal causa disso é a falta de informação, de uma cultura de doação. O brasileiro ainda tem medo, tabu, dúvidas em relação a doação de órgãos, do que é a morte cerebral, e principalmente, que é possível salvar vidas e que no Brasil não existe tráfico de órgãos. O nosso papel foi difundir essas informações nas unidades de saúde e educação, principalmente, para que hoje, esses jovens sejam agentes multiplicadores, e no futuro, possam ter consciência sobre a doação de órgãos”, afirmou a coordenadora do projeto. 

Os frutos do projeto já podem ser notados no Hospital Regional Tarcísio Maia com o aumento significativo do número de captações de órgãos e tecido. Nos últimos seis meses, foram realizadas 22 captações, que foram direcionadas para pacientes em Natal, Bahia e Ceará. 

Encerrado o projeto, a coordenadora da Central de Transplantes de Mossoró tem dois desafios: a realização de um transplante de rim no próximo ano e a implantação de uma disciplina de Doação de Órgãos na grade curricular das escolas públicas e privadas a princípio de Mossoró, e posteriormente, do País, com alunos a partir dos 10 anos, já que no próprio Sistema de Ensino se estuda a disciplina de Ciências e Biologia onde é abordado o corpo humano.  Assim, as crianças já cresceriam com uma consciência mais qualificada para o assunto. 

O Reitor da UERN, Prof. Milton Marques, destacou a importância do projeto para a Universidade e a sociedade. “A extensão é de fundamental importância para a saúde, sociedade e para os estudantes. Essa ligação traz muitas melhorias já que parte de um núcleo científico. Estamos em um estágio. Essa iniciativa merece todo o nosso aplauso e reconhecimento da sociedade”, afirmou o Reitor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support