Projeto de Estudos e Práxis Marxistas inicia ciclo de palestras on-line com evento sobre a subjetividade

O Projeto de Estudos e Práxis Marxistas (PEPM), do Departamento de Filosofia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DFI-Fafic-Uern), inicia seu ciclo de palestras nesta quarta-feira (29).

Com o tema “A Questão da Subjetividade em Marx”, a primeira palestra será ministrada pelo professor PhD Eduardo Ferreira Chagas, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do projeto no YouTube a partir das 15h.

“O pensamento de Karl Marx sobre a subjetividade humana é pouco conhecido e divulgado na língua portuguesa e, no Brasil, particularmente, carece ainda de pesquisas mais sérias e fundamentadas. Quando se trata da subjetividade, ela recebe, geralmente, uma análise negativa, afirmando que em Marx ela foi deixada de lado, havendo um predomínio da análise econômica em detrimento da consciência. Essa palestra visa mostrar o contrário”, explica o professor.

O Ciclo de Palestras será realizado quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, das 15h às 17h, de forma on-line, com transmissão no YouTube.

O PALESTRANTE – Eduardo Chagas possui Pós-Doutorado em Filosofia pela Universität Munster (Alemanha), Doutorado em Filosofia pela Universität Kassel (Alemanha), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Além disso, é docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UECE, Colaborador do Mestrado Profissional em Filosofia da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UVA.

É ainda bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 2), editor da Revista Dialectus (Qualis B1), membro da Internationale Gesellschaft der Feuerbach-Forscher (Sociedade Internacional Feuerbach) e autor do livro Natureza e Liberdade em Feuerbech e Marx (2016).