...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de Estudos e Práxis Marxistas está com inscrições abertas

O Projeto de Estudos e Práxis Marxistas (PEPM), do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está com inscrições abertas até o dia 14 de agosto. Nesta quarta-feira, 04, será realizada uma aula expositiva e dialógica sobre Filosofia e Marxismo, com transmissão no canal do PEPM no YouTube a partir das 15h.

A temática será discutida pelo professor Dr. João Bosco Brito do Nascimento, coordenador do Projeto, e terá a mediação da professora Ma. Eliana Filgueira.

O PEPM tem suas ações na forma de conferências, aulas expositivas e dialógicas, mesas de debates, mesas-redondas, rodas de conversas, videoaulas, palestras, minicursos etc, que ocorrem semanalmente, sempre às quartas-feiras, normalmente das 15h às 18h.

A periodicidade é anual e, nesta sua primeira edição, iniciou-se no dia 14 de julho de 2021, prosseguindo até o dia 30 de maio de 2022, compondo uma carga horária mínima de 99 horas.

O objetivo é estudar, atualizar e divulgar para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, as teorias marxiana e marxistas, naturalmente, sem os preconceitos ideológicos e as pré-noções partidárias que geralmente acompanham os que fora da universidade, nos partidos políticos, proclamam-se representantes do marxismo. Limita-se ao estudo filosófico das ideias, com sujeição ao método científico e à postura universitária, como se passa com os grandes centros de estudos das mais prestigiosas universidades de todo o mundo.

Para o professor Bosco Brito, a análise de Marx da sociedade civil-burguesa é, inquestionavelmente, fundamental para as ciências humanas hoje, claramente menosprezadas a tornadas quase irrelevantes pelos avanços de projetos pedagógicos neoliberais no interior da universidade brasileira.

“Certamente, a implementação de um marxismo atualizado, crítico, autocrítico, criativo e autocriativo, constitui-se uma das possibilidades teóricas e práticas na luta pela construção de uma sociabilidade genuinamente humana, onde o reconhecimento dos indivíduos humanos reais serão o verdadeiro testemunho de uma imprescindível reviravolta histórica na capacidade de homens e mulheres construírem a verdadeira igualdade social, a liberdade e a própria felicidade, como efetivação da autoemancipação humana universal”, destacou o docente.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

A programação completa dos encontros até maio de 2022 pode ser vista AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support