...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de estudantes da UERN está entre os dez melhores em competição nacional

“Não são apenas grandes projetos que mudam o mundo. Pequenas ações pensadas para melhorar a vida de um grupo, de uma comunidade, também têm poder de transformação inimaginável”. Foi com esse pensamento que estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolveram um projeto para participar do edital “Com Mc Mudamos o Mundo”, uma competição em nível nacional com rigor internacional.

O edital é uma parceria com a Enactus e Mc Donald’s. A proposta é que os participantes possam desenvolver uma ideia interessante que possa auxiliar o próprio Mc Donald’s, bem como a sociedade que está em torno da própria empresa. Dentro desse contexto, os estudantes da UERN propõe o desenvolvimento de um aplicativo que visa auxiliar na logística de distribuição dos produtos oriundos da agricultura familiar.

Mais do que a competição em si, a proposta tem o objetivo de auxiliar a gestão de recursos que são produzidos na agricultura familiar, de modo a contribuir para melhorar a distribuição e aumentar a renda dos participantes do projeto. A ideia foi bem aceita, tanto que foi escolhida para compor as 10 equipes semifinalistas da competição.

A equipe semifinalista é comporta pelos alunos de Administração Débora Regiane Melo, Antônio Jussei de Araújo, Artur Praxedes de Oliveira e Raphael Dorgano, e os estudantes de Ciências da Computação André Luiz de Souza, Michael Charles Ferreira da Silva e Lígia Maria Dantas, coordenados pelo professor Dr. Vinícius Claudino de Sá, do curso de Administração.

O estudante Jussei de Araújo fala do orgulho que a equipe sente ao chegar tão longe na competição. “A partir de muita luta conseguimos chegar às semifinais. O que deixa a gente mais motivados e mais orgulhosos é o fato de que a partir de uma ideia que surgiu aqui, que estamos trabalhando há um tempo, a gente poder contribuir com a sociedade, porque é essa a proposta que a Enactus traz. O maior privilégio para nós é poder através de nosso trabalho contribuir para melhorar o mundo”.

Raphael Dorgano avalia que o grupo já é vencedor. Ele ratifica que a maior recompensa da competição é contribuir para melhorar a vida das pessoas ao seu redor. “A Enactus estimula estudantes universitários a desenvolver projetos para melhorar as condições de vida de comunidades. Esse trabalho nos mostra que o fato de mudar um mundo não é desenvolver um grande projeto, mas desenvolver pequenas ações que a gente consegue fazer, onde essas pequenas ações conseguem fazer uma somatória de contribuições e só assim mudar o mundo”, avalia.

O professor Vinícius Claudino de Sá lembra de todo empenho dos estudantes que contribuiu para que eles chegassem a semifinal. “Os meninos trabalharam muito para chegar até aqui. Tenho orgulho que ver uma geração muito boa de alunos, alunos que não estão ficando desmotivados diante das dificuldades, estão buscando alternativas”, avalia. Para ele, participar de um campeonato nacional, em uma instituição de rigor internacional é um grande desafio.

“Acho que é uma vitória para eles estar entre os dez melhores, vamos trabalhar para nosso projeto ser campeão. Mas eu já vejo neles os campeões, pois com recursos ou sem recursos eles vão fazer projeto, eles vão executar o projeto. Essa é nossa recompensa como professor, é ver uma turma como essa vencendo, galgando espaços. É gente de Mossoró fazendo bonito no Brasil inteiro. Tenho muito orgulho deles”, disse o professor.

Projeto propõe otimizar o trabalho de produtores da agricultura familiar

O projeto visa desenvolver um aplicativo para apoiar agricultores familiares através da otimização da gestão e da distribuição dos produtos agropecuários e artesanatos produzidos pelas famílias que são cooperadas à Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (COOAFARN).

Para realização desta ação, a equipe da UERN e do McDonald´s desenvolverão oficinas com os cooperados sobre temas que são importantes para a gestão e distribuição da produção destes pequenos agricultores. Além disso, espera-se entregar ao final deste projeto um aplicativo que ajude na logística da COOAFARN, de modo que seja possível identificar os produtos em tempo real e assim facilitar o transporte e a roteirização, a fim de a aumentar a renda atendendo novos mercados e reduzindo custos relacionados ao frete e ao desperdício.

“Em conversa com a COOAFARN, percebemos que os agricultores familiares tinham dificuldades de transportar ou ter um controle maior dos alimentos. Diante dessa realidade, pensamos em uma alternativa para melhorar a logística da distribuição dos alimentos produzidos pela agricultura familiar”, explica Jussei de Araújo.

Conforma a proposta, passará um caminhão e através de um aplicativo os cooperados poderão acompanhar a rota do caminhão, de que horas ele estará passando, além de ter um controle do estoque que ele está levando. “A ideia é auxiliar e tornar o processo mais proativo. Tanto para os produtores, que podem se organizar de forma melhor, tanto para a cooperativa que organiza toda a feira”, declara Raphael Dorgano.

O cronograma de atividades tem duração de seis meses e prevê capacitação de equipe, visitas as comunidades, avaliação das etapas do projeto, preparação das oficinas de capacitação para ensinar as pessoas a utilizarem o aplicativo, fixar pontos de apoio onde o caminhão passará, colher informações sobre os produtos, o que está sendo produzido e não está sendo destinado e verificar as questões de logísticas através de indicadores, ver os resultados do que realmente conseguiu fazer.

“É um projeto que não faz só a discussão da elaboração de um aplicativo, mas troca conhecimento com a comunidade, com o gestor do Mc Donald’s e os alunos, é uma grande troca de saberes”, complementa o professor Vinícius Claudino de Sá.

Competição estimula a ação empreendedora e o voluntariado

A Enactus é uma organização sem fins lucrativos presente em 36 países, que congrega mais de 70.500 estudantes universitários e seus professores, estando presente em mais de 1.700 campi universitários ao redor do mundo. O projeto Com Mc Mudamos o Mundo! tem por objetivo fomentar a ação empreendedora e o voluntariado nas lojas Mc Donald’s, através de parceria entre lojas e os Times Enactus, a fim de unir talentos, estratégias e vivências.

Dessa forma, os estudantes Enactus serão parceiros de impacto dos funcionários Mc Donald’s, para o desenvolvimento de projetos que tenham como finalidade a promoção do empreendedorismo e de melhores condições de vida para comunidades localizadas em regiões próximas as lojas participantes, por meio de ações sustentáveis.

O Com Mc Mudamos o Mundo! consiste em uma parceria estratégica que selecionará 10 Times Enactus, que serão os Parceiros de Impacto, bem como as lojas Mc Donald’s. Os dez times mais bem avaliadas pelo programa da Enactus Brasil serão direcionados para sua loja parceira, onde em conjunto terão de desenvolver uma ideia inovadora.

Após esse momento de encontro, o Time Enactus e a loja parceira terão a missão de planejar e desenvolver o projeto Enactus idealizado na primeira etapa, que será implementado pelos Funcionários das Lojas. Os cinco Times que tiverem os melhores resultados apresentarão seus projetos no ComMc Mudamos o Mundo Competition, que será em setembro de 2018.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support