Projeto de alunos da UERN é premiado no Intercom/NE

O Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM/UERN) teve um projeto premiado durante o 14º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom/NE) que ocorreu em Recife nos dias 14, 15 e 16 de junho.

Sob a orientação da professora Ana Lúcia Gomes, o projeto “O Cancioneiro”, que retrata a obra do poeta Elizeu Ventania, realizado pelos estudantes Carla Jordânia, Clarissa Freiras e Richarlles Alves recebeu o prêmio na categoria Radiodocumentário e representará o Nordeste na disputa nacional.

Fruto da disciplina “Agência Experimental em Radialismo”, o projeto teve como líder a aluna Carla Jordânia, que recebeu o prêmio em Recife. Para a professora Ana Lúcia, esse prêmio representa o reconhecimento ao trabalho dos estudantes e deve ser visto como um incentivo para os outros alunos. “É uma alegria enorme ver o reconhecimento à nossa produção, principalmente vindo de uma comunidade acadêmica exterior a nossa. Eles avaliam a estética e o conteúdo. A gente prima muito pela fidelização do conteúdo”, explica Ana Lúcia.

Com 20 minutos de duração o Radiodocumentário aborda a vida e a obra do poeta Elizeu Ventania. “Quem é Elizeu Ventania? Está na cara e ao mesmo tempo distante… Temos homenagens, mas poucas pessoas sabem responder. O Radiodocumentário traz entrevistas com historiadores, confirmando o quanto ele foi importante para o cancioneiro popular e a região Nordeste. Muitos cancioneiros e violeiros se inspiraram nele”, ressalta Ana Lúcia, complementando que dois alunos da equipe responsável pelo projeto são de fora, “Carla é de Grossos e Richarlles de Caraúbas. Eles se esforçam muito, é uma luta diária. Isso tudo faz o prêmio ficar ainda mais especial”, finaliza.

INTERCOM/NE 2013 – No próximo ano, a etapa Nordeste do Intercom terá a UERN como sede. O evento científico será realizado em junho de 2013. Professores da UERN participaram de uma reunião em Recife para discutir os preparativos.

Resumo: O radiodocumentário “O Cancioneiro”, é resultado de uma pesquisa sonora e bibliográfica sobre Elizeu Ventania, como forma de contribuir no registro e na visibilidade do seu trabalho dedicado às canções e à poesia e que influencia muitos artistas e pesquisadores da cultura popular. O produto experimental, fruto de uma disciplina de Radialismo, buscou explorar as potencialidades da pesquisa oral, valorizar os depoimentos e refletir sobre a importância da produção sonora, como registro e instrumento de pesquisa, para Comunicação Social e Ciências Humanas.
Elizeu Ventania é considerado o maior cancioneiro que o Rio Grande do Norte conheceu. Nasceu no sitio Jacú no município de Martins, e aos 18 anos decidiu sair de sua cidade e seguir carreira, se aventurou ao estado do Ceará onde teve contato com outros artistas que lhe impulsionaram a seguir carreira na cantoria, entre eles João Liberalino com quem formou uma dupla e fez grande sucesso na região.